Skip to main content

ActionAid e NADEC apoiam famílias na produção agrícola em tempos de COVID-19

Mulheres da Associação Samora Machel II fazendo o cultivo

São 25 famílias da localidade de Machiana, distrito da na Manhiça, que trabalham a terra para produzir hortícolas. São famílias membros do círculo Reflect (lugar onde adultos aprendem a literacia e discutem os problemas da comunidade) que beneficiariam de apoio em meios e instrumentos de produção, com destaque para sementes, insumos, sistema de regadio e treinamento sobre técnicas de produção. 

O verde horizonte estende-se numa área total de 44 hectares onde os membros do grupo produzem couve, repolho, tomate, alface e cebola e alho. Dos produtos colhidos, os membros alimentam as suas famílias e o excedente é vendido para cobrir as despesas de casa.

“Antes, o processo era bastante trabalhoso porque os meios usados não eram sofisticados” disse Alice Moiane, líder da associação. Como forma de ultrapassar o problema e melhorar os níveis de produção, a ActionAid Moçambique e o NADEC apoiaram com um sistema de irrigação composto por um painel solar, uma bomba de água e um tanque para armazenamento de água que distribuía pelos campos.

Por outro lado, e como o país está a ser assolado pela COVID-19, a ActionAid e o NADEC estão a intensificar seus esforços para que a pandemia não se alastre, tendo distribuído cestas básicas alimentares à mais de 1000 famílias, doptando instituições públicas e centros de maior aglomeração de pessoas, com instrumentos como pulverizadores, baldes e cloro para que o vírus não se propague.