Skip to main content

PONTOS FOCAIS DO CENTRO DE REASSENTAMENTO DE MALICA, CAPACITADOS EM MATÉRIA DE VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO

MALICA

Trata-se de cinco (5) pontos focais do Espaço Seguro de Malica, localizado no distrito de Lichinga, província de Niassa, seleccionadas de um universo de trinta e cinco (35) mulheres que estão a ser capacitadas desde quarta-feira (14/09), em assuntos ligados a Violência Baseada no Género (VBG).

O treinamento com duração de cinco dias, consiste numa abordagem teórica e prática, onde os beneficiários terão a oportunidade de conhecer os conceitos relacionados com igualdade e equidade de género, tipos de violência, processos de denúncia e encaminhamento de casos de VBG.

O que se pretende, na verdade, é que estas pontos focais, possam ser agentes de mudança na comunidade, consciencializando outras mulheres e não só, sobre os direitos humanos.

Para Dita Maurício, de 25 anos, ponto focal do Espaço Seguro de Malica, proveniente de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, esta iniciativa da ActionAid surge num momento certo, porque se registam casos de violência doméstica na sua comunidade. Com esta capacitação “estaremos melhores preparadas para denunciar os casos de violência”, acrescentando que, os líderes da comunidade têm um papel fundamental neste processo, por isso “devem ser exemplares”.

Para além das mulheres do Espaço Seguro, participam neste encontro, o representante governo distrital de Lichinga, gabinete de atendimento à família e menores vítimas de violência, líder comunitário e facilitadores do Espaço de Recreação.

As mulheres do Espaço Seguro de Malica, são deslocadas dos ataques terroristas de Cabo Delgado, que viram o distrito de Lichinga sua nova morada. Com o apoio da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), através dos fundos da Agência das Nações Unidas para Refugiados, irão beneficiar, também, de apoios a pequenas iniciativas de geração de renda para o seu próprio autossustento.

Com vista a imprimir uma nova dinâmica no projecto, o gestor das políticas e programas humanitários da AAMoz, Johannes Chiminya, manteve encontros separados com a comunidade de Malica e mulheres dos espaços seguros, onde falaram dos seus desafios, dificuldades e perspectivas. Estes, pediram brigadas móveis de saúde, na sua comunidade e recursos para iniciarem actividades de renda.

O gestor humanitário, aproveitou a ocasião, para conhecer de perto o local que servirá de espaço de recreação para crianças, adolescentes e jovens, localizado na escola primária completa de Malica.

Refira-se que o projecto “protecção de deslocados internos e comunidades anfitriãs” conta com financiamento ACNUR e está a ser implementado nas províncias de Niassa, Nampula e Zambézia.