Skip to main content

REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS SEGUROS E DISTRIBUIÇÃO DE PENSOS HIGIÉNICOS PARA 608 MULHERES DESLOCADAS E ANFITRIÃS, EM NAMPULA

Nampula

Arrancou, esta segunda-feira, a revitalização dos 11 Espaços Seguros, estabelecidos pela Associação ActionAid Moçambique em parceria com Agência das Nações Unidas Para Refugiados (ACNUR), no âmbito do “Projecto de Protecção de Deslocados Internos e Comunidades Anfitriãs”.

As actividades desta segunda e terça-feira , foram marcadas pela distribuição de pensos (uma embalagem de seis unidades) as mulheres (12 a 55 anos) dos Espaços Seguros de Namicopo, Mutava Rex e Anchilo. Parte das beneficiárias são deslocadas recém-chegadas, em consequência dos ataques terroristas nos distritos de Eráti e Memba ocorridos há cerca de um mês.

No total, serão distribuídas 3648 unidades de pensos higiénicos para 608 mulheres e raparigas (deslocadas e anfitriãs).

Por outro lado, houve apresentação de peças teatrais que retratam questões de Violência Baseada no Género, Uniões Prematuras, entre outras.

E no âmbito dos Espaços Seguros da Criança decorreram jogos de recreação com destaque para uma partida de voleibol.

As beneficiaram agradeceram pelo gesto, e dizem esperar o apoio para iniciarem pequenos negócios por forma a alcançar a independência financeira, não só para garantir a sua higienização, mas também para alimentar as suas famílias.

De lembrar que Associação ActionAid Moçambique, realizou em Julho, a auscultação de iniciativas para actividades de geração de rendimento as mulheres dos 11 Espaços Seguros, sendo, 80 mulheres dos Espaços Seguros de Rapale, 160 de Meconta e 200 do Distrito de Nampula.