Skip to main content

GOVERNOS DISTRITAIS DE MOCUBA E NAMACURRA RECONHECEM O CONTRIBUTO DA ACTIONAID E ACNUR NA ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA NA ZAMBÉZIA

Mocuba, treinamento

O reconhecimento foi manifestado esta quinta-feira (13,10), durante a entrega de material de recreação e comunicação, nomeadamente, telefones para mulheres líderes dos dois Espaços Seguros (cinco em cada Espaço), bolas de voleibol e de futebol, redes de voleibol, corda de salto e material diversos para desenhos recreativos para três Espaços de Recreação.

A entrega enquadra-se na visita de campo e monitoria conjunta com o governo, e aconteceu no âmbito do Projecto de Protecção dos Deslocados Internos, Famílias Anfitriãs, e Pessoas de Interesse Incluindo Vítimas do Ciclone Tropical Gombe, implementado pela Associação ActionAid Moçambique, com fundos da Agência das Nações Unidas Para Refugiados (ACNUR), nas Províncias de Niassa, Nampula e Zambézia.

Na ocasião, o Presidente de Município de Mocuba, Geraldo Sotomane, disse que através do projecto , a ActionAid e ACNUR estão a contribuir na assistência humanitária, sobretudo na protecção das vítimas do Ciclone Gombe, "expressamos a nossa gratidão por nos fazerem sentir especiais e capazes de receber esta visita de monitoria conjunta (e entrega de material de recreação e comunicação), uma actividade que irá trazer grande impacto para o desenvolvimento da nossa Autarquia" disse o edil de Mocuba, Geraldo Sotomane.

A Secretária Permanente, Elisabete Verboi reconheceu o apoio da ActionAid e ACNUR e apelou para que o projecto abranja a mais comunidades de deslocados internos, vítimas de ciclones e do conflito armado em Cabo Delgado.

“Agradecemos a ActionAid pelo apoio na assistência as vítimas, entretanto, na possibilidade dos recursos, pedimos para estenderem o projecto para outras comunidades, visto que, para além das

comunidades que já beneficiam do projecto, temos mais cinco que também precisam de apoio”, referiu a Secretária Permanente.

Falando para a imprensa, o Administrador de Namacurra, Moura Xavier agradeceu a ActionAid e ACNUR por garantirem assistência as vítimas do ciclone Gombe e do conflito armado, e referiu que os telemóveis entregues, vão ajudar as mulheres dos Espaços Seguros e a comunidade a reportar casos de Violência Baseada no Género e não só. Também reconheceu que as actividades de recreação poderão contribuir para que as vítimas possam vencer o trauma.

Respondendo aos jornalistas, o Gestor de Programas de Assistência Humanitária na ActionAid, Johannes Chiminya, disse que a visita ao campo, serviu para praticar os conhecimentos adquiridos durante o treinamento em protecção, que decorreu de 10 a 14 de Outubro, em Mocuba.

O representante do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) na Zambézia, Nelson Jossamo saudou as iniciativas da Associação ActionAid Moçambique e da Agência das Nações Unidas Para Refugiados, (ACNUR), e parabolizou as mulheres dos Espaços Seguros e as crianças do Espaço de Recreação pelo material recebido.

Durante a visita, as raparigas dos Espaços de Recreação deixaram uma mensagem alusiva ao dia da rapariga, e fizeram demonstrações de várias actividades recreativas (Futebol 11 (Meninas X rapazes), habilidades de desenho, salto-a-corda, dança, etc.).

Para além da equipa de Assistência Humanitária da ActionAid liderada pelo Gestor Nacional, Johanes Chiminya, fizeram parte da visita, diversos actores do governo, com destaque para Secretária Permanente, Delegado Provincial do INGD e do Administrador do Distrito de Namacurra, na província da Zambézia.