Skip to main content

"AS UNIÕES PREMATURAS TÊM UM IMPACTO DEVASTADOR NA VIDA DAS RAPARIGAS E NA NOSSA SOCIEDADE", DIRECTOR EXECUTIVO DA ACTIONAID

Conferência da Rapariga

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Rapariga, que se assinalou a 11 de Outubro, a Associação ActionAid Moçambique, através do projecto “Toda a Rapariga é Capaz”, realizou I Conferência Distrital da Rapariga, sob o lema “Sou Criança, Não Esposa” no distrito de Nacarôa, província de Nampula.

No seu discurso de Abertura, o Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique, Gaspar Sitefane, disse que o lema proposto pressiona-nos a ser vigilantes e a sensibilizar a sociedade sobre os efeitos negativos das uniões prematuras, da violência contra raparigas, das desigualdades e discriminação.

“As uniões prematuras têm um impacto devastador na vida das raparigas e na nossa sociedade, são um fenómeno notório e ocorrem em várias comunidades, e o número de casos tende a crescer cada vez mais, comprometendo o futuro das raparigas”, disse o Director Executivo da ActionAid.

A Esposa do Secretário de Estado da província de Nampula, Ana Gondola, agradeceu aos implementadores do projecto “Toda a Rapariga é Capaz” pela iniciativa, pois a província de Nampula tem apresentado um elevado índice de uniões prematuras. “...a província de Nampula apresenta a maior prevalência de uniões prematuras no país, sendo que duas em cada dez raparigas estão casadas aos 16 anos, e pouco mais da metade estão aos 18 anos, e esta situação expõe a rapariga ao risco de uma gravidez e maternidade precoce”, referiu Ana Gondola.

Durante a conferência, as raparigas foram submetidas a reflexões em grupos sobre as causas e consequências das uniões prematuras e gravidezes precoces, e a posterior foram apresentados os trabalhos feitos. Das várias causas e consequências citadas, destaca-se o índice de pobreza e o abandono escolar, respectivamente.

Ainda no decorrer do evento, houve espaço para apresentação de teatro sobre a lei contra as uniões prematuras, poesia sobre a importância da educação da raparigas e canto sobre os direitos das raparigas.

Estiveram presentes na conferência, cerca de 51 participantes dos quais raparigas e facilitadoras dos espaços seguros criados pela ActionAid no âmbito da implementação do Projecto, rapazes exemplares da Rede Hopem, membros do Governo, Administradora do Distrito, representantes da Visão Mundial e líderes comunitários.

Toda a Rapariga é Capaz, é um projecto implementado pelo consórcio Visão Mundial, ActionAid Moçambique e Rede HOPEM, financiado pela Global Affairs Canada.