Skip to main content

AUSCULTAÇÃO DE INICIATIVAS DE GERAÇÃO DE RENDIMENTO EM NIASSA

Niassa, Cumba

A equipa da ActionAid, baseada em Niassa, realizou em Setembro e Outubro, a auscultação de iniciativas para actividades de geração de rendimento as mulheres dos cinco Espaços Seguros

Um total de 245 mulheres dos cinco Espaços Seguros estabelecidos pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), vão beneficiar de apoio para iniciarem pequenos negócios no âmbito do Projecto de Protecção para as Famílias Deslocadas e Vítimas do Ciclone Tropical Gombe e Ana nas Províncias de Niassa, Zambézia e Nampula, financiado pela Agência das Nações Unidas para Refugiado (ACNUR).

Para o efeito, a equipa da ActionAid, baseada em Niassa, realizou em Setembro e Outubro, a auscultação de iniciativas para actividades de geração de rendimento as mulheres dos cinco Espaços Seguros, estabelecidos pela ActionAid em Niassa, sendo, 60 mulheres dos Espaços Seguros de Lichinga, 115 de Cuamba, 35 Marrupa e 35 do Distrito de Mecula.

Dentre várias iniciativas escolhidas pelas próprias beneficiárias, o destaque vai para venda de produtos de primeira necessidade (ex. feijão-manteiga, milho, arroz, batata-Reno e óleo de cozinha).

As mulheres dos Espaços Seguros entendem que a iniciativa irá beneficiar, não somente a elas, mas também a comunidade em geral, visto que se ressentem de falta de mercado local, o que lhes obrigado a percorrer cerca de 70 km até a vila sede, para adquirir os produtos.

A ActionAid está no processo de sistematização das iniciativas e aquisição dos produtos para posterior apoio.

Esta actividade, enquadra-se no compromisso da Associação Actionaid Moçambique e ACNUR para o reforço da protecção social, psicossocial de mulheres, raparigas e crianças deslocadas e vítimas do ciclone Ana e Gombe, através de promoção de actividades de geração de renda.