Skip to main content

ACTIONAID PROMOVE TREINAMENTO SOBRE ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA PARA JOVENS EM PEMBA

Spa II

Arrancou esta segunda-feira,(07/11) na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, o treinamento de jovens em matéria de emponderamento juvenil.

 

Trata-se de uma iniciativa que tem em vista capacitar os movimentos sociais para melhor se organizarem, agirem e criarem mudanças sustentáveis nas suas comunidades.

 

O evento é liderado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) visa também visa treinar os jovens do Movimento Activista Moçambique (MAM) de Cabo Delgado e representantes de outros movimentos sociais a operar naquele ponto do país sobre “Global Organizing Leardership and Development” (GOLD) e uso de plataformas digitais para acções de advocacia, lobby e campanhas, incluído aspectos relacionados com a segurança digital.

 

Segundo o oficial do projecto “Strategic Partnership Agreement” II (SPA II), Mário Machimbene, este treinamento pretende facilitar o diálogo concertado, tolerante e permanentes entre jovens, “atenção especial será direcionada ao compromisso relativo a realização de campanhas com vista a endereçar questões da Juventude através da advocacia contra as barreiras que perigam a plena satisfação dos direitos dos jovens, dentre eles as mudanças climáticas, a degradação ambiental, as disparidades de oportunidades, riqueza e poder, o desemprego, a migração, os uniões prematuras, as desigualdades de género, os fluxos ilícitos de capitais, a intolerância política, os conflitos políticos, fraca qualidade dos serviços públicos e a abordagem agressiva do capital internacional na gestão dos recursos locais”, explicou Machimbene.

 

Prosseguindo, avançou que numa primeira fase, o treinamento será levado a cabo para os jovens da província de Cabo Delgado e, sem avançar datas, a mesma acção terá lugar numa outra província do país.

 

Esta iniciativa surge no âmbito do “Global Organizing Leardership and Development” (GOLD) que é um programa de liderança que leva os movimentos sociais a uma jornada para se tornarem organizadores de sucesso. Este treinamento providencia conhecimentos para uma base do que é organização e liderança e como ela funciona.

 

Importa referir que este treinamento terá duração de quatro dias e envolve um total de 40 participantes, sendo 05 da AAMoz e Conselho Cristão de Moçambique (CCM), 30 membros do MAM e 15 Jovens de diferentes movimentos juvenis de Cabo Delgado.