Skip to main content

COMUNIDADES DE ERÁTI E MEMBA BENEFICIAM DE BRIGADAS MÓVEIS DE PROTECÇÃO E SAÚDE NO ÂMBITO DO PROJECTO IMPLEMENTADO PELA ACTIONAID, COM FUNDOS DO ACNUR

Terrorismo

"As Brigadas Móveis de Protecção e Saúde são um grande ganho para o Distrito de Eráti, tendo em conta que sofreu ataques dos insurgentes que provocou o deslocamento da população e culminou com a destruição de uma unidade sanitária", afirmou o Director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Eráti, Maurício Orlando, durante uma visita na qual a equipa da Associação Actionaid Moçambique (AAMoz) fez a entrega de Gazebos e banners com objectivo de garantir comodidade dos beneficiários durante o atendimento nas Brigadas Móveis de Protecção e Saúde.

Segundo o Régulo da comunidade Mualampuata, Valério Muireque, as Brigadas Móveis de Protecção e Saúde vieram aliviar o sofrimento da população que chegava a percorrer mais de 20 km para ter acesso aos serviços de saúde. "Temos muita gente que aderiu às Brigadas de Saúde, sobretudo mulheres e crianças, por isso agradecemos ao ACNUR, ActionAid e o Governo por trazerem os serviços de saúde até a nossa comunidade", disse o Régulo da comunidade de Mualampata, no Distrito de Eráti, Valério Muireque.

"Como podem ver, preciso de paus (muletas de madeira de fabrico caseiro) para poder andar, devido à distância não tenho como chegar ao hospital que dista a mais de 20 km. Até os que conseguem ir ao hospital, alguns devem pernoitar pelo caminho, por isso, agradecemos por essas Brigadas Móveis terem vindo aliviar o nosso sofrimento", referiu um dos beneficiários com necessidades especiais.

Silvana Mariano, também beneficiária, agradece pelo tratamento e pelos fármacos administrados, e pede a continuidade das Brigadas Móveis de Protecção e Saúde. “Pedimos para nos ajudar também na abertura de um poço de água, temos sérios problemas de falta de água, falta de hospital e escolas”, frisou.

O técnico de medicina geral, Jonas Manuel, que avalia de forma positiva as Brigadas Móveis, avançou que "a Brigada que escalou a comunidade de Mualampuata incluiu todas as actividades prioritárias de saúde, com destaque para consulta pré-natal e de adultos, pediatria, Programa Alargado de Vacinação (PAV) e nutrição".

Já o Director Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Memba, avança que as Brigadas Móveis irão abranger todo o Distrito, sendo que neste momento, uma equipa trabalha na comunidade de Namaaca, após ter trabalhado na comunidade de Chipene, que dista a 90Km de Memba Sede. "Queremos ver esse apoio a continuar para podermos minimizar à situação de morbimortalidade e assistência às comunidades", disse o dirigente.

Refira-se que com o apoio da Actionaid e ACNUR, está ser possível garantir os serviços básicos de saúde nas comunidades de Eráti e Memba. O apoio acontece no âmbito do “Projecto de Protecção de Deslocados Internos, Comunidades Anfitriãs e Pessoas Afectados pelo Ciclone Gombe".

O projecto prevê a continuidade das Brigadas Móveis de Protecção e Saúde, até Dezembro do ano em curso.