Skip to main content

PONTOS FOCAIS DOS ESPAÇOS SEGUROS E FACILITADORES DOS ESPAÇOS AMIGO DA CRIANÇA RECEBEM TELEMÓVEIS EM NIASSA

Niassa

A entrega de telemóveis foi feita esta terça-feira (15/11), pelo Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique, Gaspar Sitefane e pelo Delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Friday Taibo e acontece no âmbito do “Projecto de Protecção de Deslocados Internos, Comunidades Anfitriãs e Pessoas Afectadas pelo Ciclone Gombe", financiado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Na ocasião, o Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique encorajou as beneficiárias a continuarem com o trabalho de sensibilização nas comunidades e usar os telefones recebidos para reforçar a coordenação e cultura de denúncia, “esperamos que os telemóveis recebidos, possam ajudar na denúncia de todo o tipo de casos de violência, sobretudo na Violência Baseada no Género assim como contribuir na resolução de conflitos através de diálogo” afirmou o Director Executivo, Gaspar Sitefane.

Para o Delegado do INGD o uso racional dos telemóveis irá garantir uma boa coordenação na implementação das actividades. “Apelamos o uso racional dos telemóveis, pois só assim teremos os resultados que permitam garantir protecção a comunidade”, disse Friday Taibo delegado do INGD.

De referir que foram entregues cinco telefones as Ponto Focais do Espaço Seguro do Centro de Reassentamento de N`jato no Distrito de Cuamba. O centro acolhe 87 famílias, que correspondem um total de 401 pessoas vítimas do ciclone Gombe.

As cinco beneficiárias fazem parte de um total de 34 pontos focais e facilitadores dos Espaços Amigo da Criança, estabelecidos pela ActionAid nos Distritos de Lichinga, Cuamba e Mecula.

Durante o evento as mulheres do Espaço Seguro fizeram simulação sobre a prevenção de desastres naturais. De referir que na próxima semana, as mulheres do Espaço Seguro de Cuamba terão uma sessão de simulação de gestão de desastre naturais, enquanto que em Lichinga, facilitadores e membros do Espaço Seguro vão beneficiar de treinamento em apoio psicossocial.

Para além do Director Executivo, Gestor humanitário da ActionAid, e do Delegado provincial do INGD, fizeram parte do evento os técnicos do INGD dos Distritos de Cuamba e Lichinga e uma equipa da Direcção Provincial de Saúde.

Refira-se que para além da visita ao Centro de Reassentamento de N`jato a delegação liderada pelo Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique, Gaspar Sitefane reuniu com o Espaço Seguro de Mutxora composto por 80 mulheres deslocadas de Cabo Delgado.