Skip to main content

CONSÓRCIO DO PROGRAMA ”EU SOU CAPAZ” REALIZA ENCONTRO DE PLANIFICAÇÃO DO ANO 2

Sou Capaz

O primeiro e segundo dia foi dedicado ao refrescamento do programa ”Eu Sou Capaz”, apresentação de questões de salvaguarda de crianças e jovens do projecto.

Decorre de 16 a 20 de Janeiro de 2023, o encontro de planificação do segundo ano do programa Eu Sou Capaz, com vista a partilha de boas práticas e desafios enfrentados, bem como as metas globais do programa para o ano 2.

O primeiro e segundo dia foi dedicado ao refrescamento do programa ”Eu Sou Capaz”, apresentação de questões de salvaguarda de crianças e jovens do projecto.

O Programa “EU SOU CAPAZ” pretende proporcionar melhores oportunidades de educação e acesso a serviços para raparigas, adolescentes e mulheres jovens. As acções estão viradas a (i) apoiar directamente o empoderamento das raparigas adolescentes fora da escola, proporcionando-lhes habilidades de vida, orientação, informação e referência para serviços de saúde sexual e reprodutiva, violência baseada no género e educação formal (Componente Espaços Seguros); e (ii) reduzir o custo directo da educação e os riscos de violência para as raparigas vulneráveis, através de intervenções ao nível escolar (Componente Retenção da Rapariga na Escola).

Na primeira componente serão criados Espaços Seguros em 32 distritos de implementação do programa, composto por raparigas, adolescentes e mulheres jovens dos 10 aos 19 anos de idade, com vista a proporcionar um espaço onde as raparigas se sintam física e emocionalmente seguras para se expressar. Já na componente de retenção da rapariga na escola, o programa prevê a distribuição de uniformes a raparigas da 5.ª, 6.ª e 7.ª e bicicletas a raparigas da 8.ª classe.

Este programa é implementado em 50 distritos das províncias de Maputo, Manica, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, pelo consórcio ActionAid Moçambique, Plan-International e JOSSOAL, com o financiamento do Banco Mundial.