ACTIONAID DISTRIBUI 15 TONELADAS DE INSUMOS AGRÍCOLAS EM MONTEPUEZ, NO ÂMBITO DO PROJECTO FINANCIADO PELA USAID
A Associação ActionAid Moçambqiue (AAMoz) procedeu esta quarta-feira (29/03), nas localidades de Mararage, Chimoio e Mapupulo, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, a entrega de 15 toneladas de insumos agrícolas para as famílias vulneráveis e deslocadas dos ataques terroristas.
A iniciativa financiada pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) através do projecto de “Resiliência Comunitária e Empoderamento Socioeconómico de Jovens na Província de Cabo Delgado” abrangeu um total de 5 mil beneficiários. Ou seja, 3 mil da comunidade de Mararaje, mil de Chimoio e igual número de Mapupulo.
Os beneficiários compostos por idosos, doentes crónicos, deficientes físicos, crianças chefes de família, entre outros grupos vulneráveis, receberam enxadas e sementes de feijão e milho no âmbito da melhoria da segurança alimentar.
Intervindo no acto de entrega, o gestor do projecto “Resiliência Comunitária e Empoderamento Socioeconómico de Jovens na Província de Cabo Delgado”, Zefanias Arone, exortou as comunidades beneficiárias “a evitarem a venda dos insumos recebidos e aproveitarem este período chuvoso para a sementeira da segunda época”, disse Arone acrescentando que o mesmo processo irá continuar no distrito de Mueda nos próximos dias.
Este projecto, lançado em Novembro de 2022 e com duração de 4 anos pretende alcançar 7.500 jovens por forma a melhorar as taxas de emprego, segurança alimentar, rendimento, conhecimento e resiliência para resistir a futuras catástrofes naturais e outras provocadas pelo homem naquela província mais concretamente nos distritos de Montepuez, Metuge, Mueda e Chiúre.
Refira-se que a AAMoz através do financiamento da USAID irá muito em breve proceder a entrega de sistemas de irrigação aos camponeses beneficiários do projecto nos quatro distritos de implementação.