Skip to main content

𝐑𝐀𝐏𝐀𝐑𝐈𝐆𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐌𝐔𝐑𝐑𝐔𝐏𝐔𝐋𝐀 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐄𝐌 𝐌Á𝐐𝐔𝐈𝐍𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐒𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐍𝐎 Â𝐌𝐁𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎 “𝐓𝐎𝐃𝐀 𝐀 𝐑𝐀𝐏𝐀𝐑𝐈𝐆𝐀 É 𝐂𝐀𝐏𝐀𝐙” 𝐈𝐌𝐏𝐋𝐄𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐀𝐂𝐓𝐈𝐎𝐍𝐀𝐈𝐃

Nampula

A Administradora de Murrupula, Regina Paulino e o Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) Gaspar Sitefane procederam esta terça-feira (11,04) a entrega de máquinas de costura a Raparigas dos Espaços Seguros de Murrupula, com objectivo criar condições para o desenvolvimento de habilidades e empoderamento económico da rapariga.

A ActionAid e o Governo acreditam que a entrega destas máquinas de costura irão contribuir na criação de mecanismos de interacção e socialização entre as raparigas.

Na sua intervenção, o Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique, Gaspar Sitefane, começou por felicitar às mulheres por ocasião da celebração do dia 7 de Abril, dia da mulher moçambicana.

“Celebrar esta data é cada vez mais importante porque as lutas e reivindicações para que a mulher e a rapariga tenham cada vez mais espaço e protagonismo estão a surtir efeitos, na medida em que conseguimos ver mais mulheres em posição de liderança, mas podemos ir mais longe ainda”, realçou, Gaspar Sitefane.

Sobre o projecto, o Director Executivo da ActionAid, avançou que o mesmo procura encontrar e criar espaços para que as raparigas, na escola e fora da escola tenham oportunidades de participar e dinamizar a sua própria vida e a vida das suas comunidades.

“Os beneficiários do projecto devem tirar maior proveito do mesmo, para que no seu meio, na sua comunidade possam fazer a diferença”, disse Sitefane para depois encorajar as raparigas dos Espaços Seguros que receberam máquinas de costuras para usarem as mesmas para gerar renda fazendo roupas, sobretudo, uniforme escolar.

A Administradora do distrito de Murrupula agradeceu à Associação ActionAid Moçambique e ao projecto “Toda a Rapariga é Capaz”, pela entrega das máquinas.

A dirigente disse que o projecto tem contribuído na defesa dos direitos da rapariga e na melhoria da igualdade de género ao nível daquele distrito.

“Este projecto está ajudar muito a rapariga, sabemos que a rapariga faz parte dos grupos vulneráveis na sociedade, o índice das uniões prematuras revela essa vulnerabilidade. Hoje testemunhamos a entrega de máquinas de costura, acreditamos que com essas máquinas nossas raparigas terão melhor ocupação o que irá permitir a mudança de comportamento”, afirmou a Administradora de Murrupula, Regina Paulino.

Adelaide João, facilitadora de um dos Espaços beneficiários de máquina de costura, acredita que com a entrega destas máquinas, as raparigas estarão emponderadas economicamente, visto que antes, apenas dependia de actividades agrícolas.

“Antes dependíamos de pequenas machambas para o nosso sustento, agora as raparigas poderão ter novas habilidades e novas fontes de renda, avançou Adelaide João.

De referir que são no total 50 máquinas de costura, sendo 30 para as raparigas dos Espaços Seguros de Murrupula e 20 para as raparigas do distrito de Nacarôa. A entrega acontece no âmbito do projecto “Toda a Rapariga é Capaz” um consórcio entre a Associação Actionaid Moçambique, Visão Mundial Moçambique e Rede Hopem, financiado pela Global Affairs Canadá, onde pretende-se alcançar cerca de 25.000 meninas e mulheres jovens de 10 a 24 anos nos distritos de Nacarôa e Murrupula.

Para além das máquinas de costura à Associação ActionAid Moçambique fez a entrega de Kits Escolares compostos por pastas, resmas de A4, caixa de canetas, embalagem de cadernos, borrachas, réguas, afiadores e máquinas calculadoras. O material foi entregue esta terça-feira, as raparigas dos Espaços Seguros, beneficiárias de bolsas de estudo completas, compostas por subsídio de alimentação, mensalidades, transporte e acomodação.