Governo de Namaacha enaltece feitos da ActionAid
O Governo Distrital de Namaacha, através do Secretário Permanente, Rafael Manhique, enalteceu esta sexta-feira (05/05), o papel da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) no apoio às vítimas das cheias.
O governante fez uma avaliação positiva do trabalho realizado pela AAMoz durante o processo de distribuição de kits de dignidade, alimentação e higiene.
“Queremos elogiar o vosso trabalho. Tudo foi feito com perfeição e não tivemos sobressaltos”, disse Manhique, tendo acrescentado que um dos grandes desafios neste momento, é a distribuição de sementes para a população se reerguer depois da destruição dos seus campos agrícolas.
No distrito de Namaacha, a AAMoz visitou as famílias vítimas das cheias na localidade de Impaputo, no posto administrativo Namaacha Sede, onde às famílias agradeceram pelos donativos e pediram mantas, panelas e sementes.
Vitória Nuvunga, beneficiária, conta que com os kits que recebeu “ajudou a resolver o problema da fome por alguns dias. Estamos muito felizes pelo gesto. Tudo que recebemos usamos em casa. Continuem com essa iniciativa”, sublinhou.
A equipa composta pelo Gestor de Parcerias, Bento Novela e pela Gestora da Prioridade do Direito da Mulher à Educação, Clotilde Noa, escalaram ainda a comunidade de Ndividuane, no posto administrativo de Changalane, onde interagiram com a população afectada pelas enxurradas.
Lina Mucavele, vítima das cheias, pediu terrenos para habitação, porque teme que a sua casa volte a ficar inundada.
“Queremos pedir terrenos para construir. A minha casa pode voltar a encher de água, assim que a chuva voltar a cair”, desabafou.
Em Namaacha, mais de 700 famílias vítimas das cheias, receberam kits distribuídos pela AAMoz através da Associação Moçambicana para a Cidadania Activa (AMOCA) e do Movimento Activista Moçambique (MAM).