Skip to main content

Raparigas de Murrupula constroem um alpendre para realização de sessões no Espaço Seguro da comunidade de Tiponha

Downloads

Trata-se de raparigas do Espaço Seguro da Comunidade de Tiponha, criado no âmbito da implementação do projecto “Toda a Rapariga é Capaz,” que com o apoio da comunidade, construíram um alpendre para poderem realizar as sessões.

 

O alpendre foi feito à base de pau, capim, corda e lona, onde grande parte deste material foi adquirido nas matas próximas daquele local.

 

Glória Lucas, rapariga do Espaço Seguro da Comunidade de Tiponha, diz que o alpendre foi construído para facilitar as sessões uma vez que sempre que chovia não era possível reunirem-se para as actividades.

 

“Com a construção deste alpendre, será mais fácil realizarmos as sessões, porque antes, quando chovia, eramos obrigadas a cancelar ou não realizar as nossas actividades, o que comprometia com o nosso plano e desistência por parte de algumas raparigas”, disse.

 

Segundo as raparigas daquele Espaço Seguro, a iniciativa foi da Facilitadora Florinda, que, por se tratar de época chuvosa, as raparigas pouco frequentavam as sessões, e esta foi uma forma de facilitar a realização das mesmas.

 

“Primeiro as raparigas começaram a faltar nas sessões, daí fui a casa dessas raparigas que faltavam, para perguntar os motivos, aí elas disseram que não iam porque chovia muito e era difícil sair de casa e ficar num lugar aberto, e como o Espaço Seguro não pode ser na casa de uma de nós, decidimos construir esse alpendre que para além de nos proteger nos dias de chuva, vai nos ajudar também contra a luz sol” disse.

 

O projecto “Toda a Rapariga é Capaz” é financiado pela Global Affairs Canadá e implementado nos distritos de Murrupula, Nacarôa e Monapo em Nampula, pelo consórcio liderado pela World Vision em parceria com a ActionAid Moçambique e Rede Homens Pela Mudança.