Skip to main content

MOVIMENTO ACTIVISTA TREINA JOVENS NO COMBATE ÀS DROGAS ÍLICITAS

MAM

O Movimento Activista Moçambique (MAM), braço juvenil da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), capacitou no último sábado (13/05) cerca 30 jovens em matéria de combate à droga.

A actividade está inserida no âmbito do projecto "Ku-Pona" que pretende capacitar activistas para consciencializarem alunos da cidade de Maputo sobre o impacto do consumo de drogas.

Esta iniciativa foi lançada em 2019 com o objectivo de responder a crescente onda de uso de drogas nas Escolas Secundárias da cidade de Maputo.

O Coordenador do Projecto "ku-pona," Lucas Meno, disse que a iniciativa visa criar uma consciência colectiva e unânime sobre o impacto do uso de drogas e estupefacientes na vida dos alunos.

Segundo o coordenador, numa primeira fase, serão abrangidas as Escolas Secundárias da Polana e Comunitária São Vicente Paulo. Referiu ainda que as sessões irão decorrer uma vez por semana, durante o período de reunião de turma.

Desde o surgimento da iniciativa foram abrangidos cerca de 293 alunos oriundos da Escola Secundária da Polana. Devido a pandemia da COVID-19, a iniciativa foi interrompida.

No entanto, o MAM pretende com o regresso da iniciativa abranger as Escolas Secundárias Francisco Manyanga, Josina Machel, Eduardo Mondlane, Malhazine, Noroeste 1 e 2, Laulane, Força do Povo, Heróis Moçambicanos, Polana, Comunitária são Vicente Paulo e Mary Wilson.

Referir que esta iniciativa do MAM, conta com o apoio da ActionAid Moçambqiue