Skip to main content

𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐃𝐎𝐒 𝐄 𝐆𝐑𝐀𝐃𝐔𝐀𝐃𝐎𝐒 𝟑𝟓𝟓 𝐉𝐎𝐕𝐄𝐍𝐒 𝐃𝐄𝐒𝐋𝐎𝐂𝐀𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎 Â𝐌𝐁𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎 𝐅𝐈𝐍𝐀𝐍𝐂𝐈𝐀𝐃𝐎 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐁É𝐋𝐆𝐈𝐂𝐀

Cerimónia de graduação

Em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) e a Associação Solidariedade Moçambique (SoldMoz) formaram e graduaram 355 jovens, nos cursos de electricidade, serralharia civil, canalização, pedreiros, cozinha e pastelaria, corte e costura, informática, refrigeração e climatização. 

Trata-se de 249 mulheres e 106 homens deslocados por conta dos conflitos armados em Cabo Delgado, actualmente acolhidos na província de Nampula, que beneficiaram de bolsas de estudo, no âmbito do projecto “Oportunidades de Emprego para Jovens” financiado pela Cooperação Bélgica Moçambique. 

Falando à margem da cerimónia de graduação, a Directora de Programas na AAMoz, Márcia Cossa encorajou aos jovens deslocados, beneficiários do projecto, a não desistir dos seus sonhos.

“Assegurar que todos consigam trabalho, seja por via de emprego ou auto-emprego, é a nova aposta. Força jovens, não desistam nunca dos seus sonhos”, encorajou Márcia Cossa. 

A Directora de Programas, disse ainda que, é motivo de felicidade “poder contribuir, através do projecto, para a carreira profissional dos 355 jovens beneficiários do projecto Oportunidades de Emprego para Jovens”. 

Já, o Director Executivo da SoldMoz, António Mutoua, desafiou os graduados a apostar no auto-emprego 

“Assumam esta formação como oportunidade de lançarem-se para o auto-emprego que na essência contribuirá para melhoria das suas condições de vida e criação de pequenas empresas para empregar outros”, disse António Mutoua.

Por seu turno, os graduados prometeram colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante a formação. 

“A vida, a Província, o País, os desafios da globalização esperam por nós. Estamos prontos”, disse Ancha Ibraimo, no seu discurso em representação dos graduados. 

De salientar que a cerimónia de graduação teve lugar neste sábado (19,08), em Nampula e foi orientada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo. 

Na ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, enalteceu o contributo da ActionAid e Solidariedade, e realçou a importância da formação profissional no aumento da produção e produtividade, e a sua consequente contribuição para o desenvolvimento do país. 

“Formar e graduar 450 pessoas é dar esperança a 450 famílias”, disse Oswaldo Petersburgo, na cerimónia de graduação de 450 jovens, sendo 355 beneficiários do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, implementado pela AAMoz através do seu parceiro SoldMoz financiado pela Cooperação Bélgica em Moçambique, que visa melhorar a auto-suficiência e os meios de subsistência dos jovens internamente deslocados e das comunidades de acolhimento nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado. 

De referir que a AAMoz e SoldMoz vão disponibilizar aos formados kits de auto-emprego para iniciarem com as suas iniciativas económicas.