Skip to main content

CELEBRAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA: 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐄𝐆𝐄𝐑 𝐀 𝐂𝐑𝐈𝐀𝐍Ç𝐀 É 𝐃𝐄𝐕𝐄𝐑 𝐃𝐄 𝐓𝐎𝐃𝐎𝐒

PROTEGER A CRIANÇA É DEVER DE TODOS

PROTEGER A CRIANÇA É DEVER DE TODOS

Uma atmosfera de alegria e esperança envolveu o Pavilhão dos Desportos do Ferroviário, na cidade de Nampula, local que recebeu a celebração do Dia da Criança sob o lema "Proteger a Criança é Dever de Todos".

Organizado pelo governo provincial em parceria com diversas organizações como Associação Actionaid Moçambique (AAMoz) e Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o evento serviu para destacar não apenas a importância de proteger a criança, mas também a responsabilidade colectiva em garantir um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento social das crianças.

Sob a direcção do Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, as crianças demonstraram os seus talentos através de danças e músicas, espalhando o entusiasmo, energia e alegria contagiante. Além disso, foram agraciadas com brindes que continham material escolar diverso.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação das crianças do Espaço Seguro de MutavaRex, (deslocadas e da comunidade acolhedora) em concursos, onde tiveram a oportunidade de ganhar bolas de basquete, despertando ainda mais o espírito competitivo e a alegria entre elas. Para algumas crianças deslocadas, essa foi a primeira vez que estiveram na cidade e interagiram de perto com autoridades locais, uma experiência que contribui para elevar a sua auto-estima e superar os traumas causados pelos conflitos em Cabo Delgado.

Na ocasião, o Governador de Nampula destacou a importância da comunidade em proteger e promover os direitos das crianças e a necessidade contínua de combater problemas como a destruição crónica, protecção social, uniões prematuras, trabalho infantil, violência física e psicológica nas escolas, violência sexual e garantia dos direitos fundamentais das crianças.

O dirigente reconheceu ainda o esforço dos diversos parceiros envolvidos na protecção à criança, cujo trabalho é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar social das crianças.

Importa referir que a província de Nampula é uma das que acolhe o maior número de deslocados internos, que fogem da insurgência em Cabo Delgado, o que aumenta consideravelmente os desafios relacionados com a protecção dessas populações e das crianças em particular.

Em resposta a esses desafios a ActionAid está a implementar, com fundos do ACNUR, o “Projecto de Protecção Aos Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras” com foco na prevenção e combate a Violência Baseada no Género (VBG) e Protecção à Criança, tendo estabelecido 5 Espaços Seguros para às mulheres e raparigas e 5 Espaços Amigo da Criança nos distritos de Nampula, Meconta, Eráti e Nacala Porto.