𝐂𝐎𝐄𝐒Ã𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄 𝐂𝐑𝐈𝐀𝐍Ç𝐀𝐒 𝐃𝐄𝐒𝐋𝐎𝐂𝐀𝐃𝐀𝐒 𝐄 𝐂𝐑𝐈𝐀𝐍Ç𝐀𝐒 𝐃𝐀𝐒 𝐅𝐀𝐌Í𝐋𝐈𝐀𝐒 𝐀𝐂𝐎𝐋𝐇𝐄𝐃𝐎𝐑𝐀𝐒, 𝐄𝐌 𝐍𝐀𝐂𝐀𝐋𝐀
COESÃO SOCIAL
Crianças deslocadas e das famílias acolhedoras beneficiaram de um momento recreativo de aprendizagem e de um almoço no âmbito das celebrações da quinzena da criança, no distrito de Nacala, província de Nampula.
Num ambiente de festa, as crianças envolveram-se em concursos de leitura com foco na protecção e nos direitos das crianças, participaram de diversas actividades recreativas, durante as quais foram agraciadas com uma variedade de brindes, incluindo bolas, cadernos, canetas, lápis e muito mais.
Durante o evento, o Director dos Serviços Distrital de Infra-estrutura (SDPI) Malinde Abudo, enfatizou a importância dessas iniciativas para integrar e fortalecer emocionalmente as crianças deslocadas.
“Além do apoio material, as crianças deslocadas precisam de suporte emocional e social. Reunir crianças deslocadas com as das famílias acolhedoras não apenas promove a coesão social, mas também ajuda a superar barreiras linguísticas, culturais e sociais. Isso promove estabilidade emocional e um senso de pertencimento essencial para o desenvolvimento saudável dessas crianças”, disse o Director do SDPI.
O evento que contou com a presença do Director do SDPI, técnica de acção social e líder comunitário de Mathapue, faz parte da componente de protecção à criança do “Projecto de Protesto aos Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras”, implementado pela ActionAid com financiamento da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) na província de Nampula (distritos de Nampula, Meconta, Eráti e Nacala).