ACTIONAID E PARCEIROS REUNIDOS NO ENCONTRO ANUAL DE COORDENAÇÃO ESTRATÉGICA
Arrancou esta sexta-feira (26), em Nampula, a Reunião Anual Nacional de Coordenação Estratégica e de Parceiros(RANCEP) promovida pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz).
Arrancou esta sexta-feira (26), em Nampula, a Reunião Anual Nacional de Coordenação Estratégica e de Parceiros(RANCEP) promovida pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz).
O encontro visa entre outros objectivos discutir o desempenho das parcerias e traçar planos para o futuro. O mesmo contou com a presença da Esposa do Secretário de Estado, Maria Neto, parceiros implementadores, beneficiários e representantes dos doadores.
Intervindo na ocasião, Maria Neto, exortou a AAMoz a continuar com as intervenções que visam melhorar a vida das comunidades através das áreas de resposta humanitária, governação e empoderamento juvenil e direito da mulher e educação.
“É importante que a ActionAid continue com estas acções que visam empoderar a rapariga, para que ela possa criar iniciativas de geração de renda. Precisamos igualmente de continuar a trabalhar com jovens, capacitá-los através de cursos profissionalizantes e em habilidades para a vida”, disse a esposa do Secretário de Estado, tendo acrescentado que o gabinete que dirige está aberta a trabalhar com a AAMoz para a viabilização do novo Plano Estratégico (2024 – 2028).
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Direcção da AAMoz, Hélder Jauana, detalhou aos presentes, a importância do encontro para o fortalecimento das sinergias na promoção dos direitos e mudanças para uma vida digna.
Durante o evento, a Directora Executiva Interina da AAMoz, Márcia Cossa, apresentou um balanço geral do desempenho da AAMoz em 2023. A apresentação fez referência aos principais sucessos, desafios enfrentados e lições aprendidas ao longo do ano, o que proporcionou uma visão abrangente do trabalho realizado pela organização e os seus parceiros.
A AAMoz e os seus parceiros da AAMoz realizaram uma exposição que ilustra os resultados dos programas e projectos. A exposição incluiu a partilha de boas práticas e histórias de vida, bem como os impactos positivos das iniciativas da AAMoz nas comunidades beneficiárias.
Importa referir que a RANCEP acontece alguns dias depois dos Processos de Revisão e Reflexão Participativos (PRRPs)que tiveram lugar nos distritos de Alto Molócuè, Mocuba e Manhiça. Os PRRPs visam avaliar as capacidades dos parceiros, a implementação do programa e o seu impacto ao nível, tendo em conta o plano estratégico 2018 – 2023 e o desenvolvimento das suas capacidades.