Skip to main content

CONSELHO DE DIRECÇÃO DA ACTIONAID MOÇAMBIQUE DISCUTE PLANO ESTRATÉGICO 2025-2029

Harmonização Plano Estratégico

O Conselho de Direcção da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) está reunido em Maputo, desde sexta-feira (22), para harmonizar o Plano Estratégico 2025-2029, um documento que guiará as acções da organização nos próximos cinco anos.

Durante a sessão de abertura, os membros analisaram a situação política do país, onde mostraram-se preocupados com o clima de instabilidade, caos e medo instalado. Os ataques armados em Cabo Delgado, especialmente os que tiveram lugar no distrito de Mueda, também mereceram destaque, uma vez que as actividades da AAMoz naquele ponto do país ficaram condicionadas.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Direcção da AAMoz, Hélder Jauana, exortou a Direcção Executiva  a proteger a integridade dos colaboradores durante este período de instabilidade.

“A nossa prioridade continua ser apoiar as comunidades, mas não podemos ignorar a necessidade de preservar a segurança dos nossos trabalhadores", disse Jauana, tendo acrescentado a importância de adaptar as acções da AAMoz ao contexto actual, e sublinhado que "não podemos colocar em risco a vida das pessoas que tornam o nosso trabalho possível”.

Por seu turno, a Directora Executiva Interina da AAMoz, Márcia Cossa, explicou que as actividades da AAMoz no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, estão condicionadas devido aos ataques terroristas.

"Temos enfrentado desafios sérios em Mueda devido à insegurança. Houve registo de ataques que influenciaram o nosso trabalho”, frisou.

Com duração de dois dias, a reunião tem por objectivo alinhar o Plano Estratégico nas suas dimensões gerais e específicas, de modo a integrar contribuições recebidas por diferentes actores, incluindo colaboradores internos.

Este Plano Estratégico, que reflete uma visão colectiva e inclusiva da organização, continuará a reforçar a luta pela igualdade de género, educação de qualidade, e o empoderamento económico de mulheres e jovens.

Importa referir que esta reunião de dois dias, reafirma o compromisso da AAMoz de actuar como um catalisador de mudanças sociais em contextos desafiadores. Participam no encontro gestores de todas as prioridades estratégicas da AAMoz e os membros da Direcção Executiva.