FEIRA DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO PROMOVE OPORTUNIDADES PARA JOVENS EM PAQUITEQUETE
Teve lugar recentemente no bairro de Paquitequete, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, uma Feira de Emprego e Empreendedorismo que reuniu jovens, instituições públicas e organizações comunitárias.
A iniciativa teve como principal objectivo dar visibilidade às iniciativas económicas lideradas por jovens, promover oportunidades de emprego, auto-emprego e estágios, incentivar a inclusão de pequenos produtores e fortalecer o empreendedorismo comunitário, em estreita coordenação com o Governo e parceiros locais.
O evento contou com a participação de 25 beneficiários, bem como representantes do Instituto Nacional de Emprego (INEP) e do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), para além das autoridades locais, associações juvenis ligadas ao futebol e membros da comunidade de Paquitequete.
Durante a feira, os participantes tiveram a oportunidade de interagir directamente com instituições de formação e emprego, conhecer diferentes iniciativas económicas juvenis e trocar experiências sobre desafios e soluções para a inserção no mercado de trabalho, por forma a reforçar a ligação entre jovens, instituições de ensino e iniciativas comunitárias.
A actividade foi realizada pelo Conselho Cristão de Moçambique, Delegação de Cabo Delgado (CCM-CD), no âmbito do Projecto Prevenção do Extremismo Violento (PVE), como parte dos esforços de promoção da resiliência comunitária e da inclusão socioeconómica da juventude.
O Projecto de Prevenção do Extremismo Violento é implementado em consórcio e liderado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com a parceria da Associação ASSANA, Fundação NUNISA, Conselho Cristão de Moçambique (Cabo Delgado e Niassa), Movimento Activista Moçambique (MAM) e Associação Kuendeleya, sendo executado nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula até 2026, com o apoio do Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF), através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).