Skip to main content

ADMINISTRADOR DE ERÁTI RECONHECE O APOIO DA ACTIONAID MOÇAMBIQUE E PEDE REFORÇO NA RECONSTRUÇÃO DE ESCOLAS

capa

"Queremos reconhecer o papel da Associação ActionAid Moçambique no apoio às populações que chegaram ao nosso distrito em situação de extrema vulnerabilidade"

O Administrador do distrito de Eráti, na província de Nampula, Januário André, recebeu no último sábado (31), no seu gabinete de trabalho, os membros do Conselho de Direcção e da Direcção Executiva da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), num encontro que serviu para reforçar a cooperação institucional e avaliar o impacto das intervenções humanitárias no distrito.

Na ocasião, o Administrador de Eráti, saudou a AAMoz pelo trabalho desenvolvido durante o período de emergência humanitária, quando mais de 80 mil pessoas fugiram do distrito vizinho de Memba, na sequência de ataques terroristas, e procuraram refúgio nas comunidades de Alua Sede e Alua Velha. Segundo o governante, a resposta da organização foi determinante para aliviar o sofrimento das famílias deslocadas.

“Queremos reconhecer o papel da Associação ActionAid Moçambique no apoio às populações que chegaram ao nosso distrito em situação de extrema vulnerabilidade. A assistência prestada contribuiu para devolver alguma dignidade às famílias afectadas pelo conflito”, afirmou o Administrador.

Durante o encontro, o governante aproveitou a ocasião para solicitar a continuidade do apoio da AAMoz, com particular enfoque na reconstrução de infra-estruturas sociais, sobretudo escolas devastadas pelo ciclone Jude, que atingiu a região no ano passado, o que agravou as condições de ensino e aprendizagem no distrito.

“Temos várias escolas que ficaram severamente danificadas pelo ciclone tropical Jude e precisamos de parceiros sólidos para apoiar a sua reconstrução. Investir na educação é garantir o futuro das nossas crianças e jovens”, sublinhou o Administrador.

Durante a visita, o Administrador de Eráti conduziu a delegação da AAMoz a uma breve visita às instalações do Governo distrital e ao palácio do distrito, ambos severamente destruídos na sequência das manifestações registadas em 2024, após as eleições. O governante explicou que os danos causados comprometeram seriamente o funcionamento dos serviços públicos.

Por sua vez, o Conselho de Direcção da AAMoz reafirmou o compromisso da organização em continuar a apoiar o distrito de Eráti, através de programas que promovam o empoderamento da juventude, a protecção contra a Violência Baseada no Género (VBG) e a criação de um ambiente de paz e coesão social.

Importa referir que, a AAMoz implenta actulmente, no distrito de Eráti, o projecto Protecção à Criança, financiado pelo UNICEF e o Projecto Prevenção do Extremismo Violento (PVE), financiado pelo Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF).