Skip to main content

𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐑𝐞𝐟𝐨𝐫ç𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐞𝐬ã𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐉𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐞𝐦 𝐏𝐚𝐪𝐮𝐢𝐭𝐞𝐪𝐮𝐞𝐭𝐞, 𝐏𝐞𝐦𝐛𝐚

𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐑𝐞𝐟𝐨𝐫ç𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐞𝐬ã𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐉𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐞𝐦 𝐏𝐚𝐪𝐮𝐢𝐭𝐞𝐪𝐮𝐞𝐭𝐞, 𝐏𝐞𝐦𝐛𝐚

Prevenção do Extremismo Violento

Um total de 59 jovens, do bairro de Paquitequete, cidade de Pemba, recebeu equipamento desportivo completo no âmbito do Projecto "Prevenção do Extremismo Violento (PVE)", implementado pela Associação Kuendeleya, em parceria com ActionAid Moçambique, financiado pela Global Community
Engagement and Resilience Fund (GCERF) através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte
(ADIN).

Trata-se de camisolas, calções, meias e chuteiras entregues a 59 atletas, incluindo Kit de arbitragem completo para 4 árbitros, 4 bolas oficiais e 2 taças para o torneio.

Esta iniciativa vai além do material físico: representa um acto concreto de confiança, inclusão e criação de alternativas positivas para jovens em contexto de vulnerabilidade.

A entrega do equipamento, realizada no âmbito da final da Copa Paquite, mobilizou mais de 500 espectadores entre jovens, líderes comunitários, autoridades locais e actores culturais evidenciando forte envolvimento comunitário e compromisso colectivo com a promoção da coesão social.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Satar Abdul afirmou que a iniciativa constitui uma ferramenta estratégica de inclusão social e prevenção da violência.

“Este torneio reafirma o compromisso com o desenvolvimento do desporto comunitário como instrumento de inclusão social, promoção da paz e fortalecimento da juventude", disse.

A iniciativa visa promover a integração entre jovens nativos e deslocados, reduzir tensões comunitárias, fortalecer competências de resolução pacífica de conflitos jovens de diferentes origens religiosas e étnicas transformam o campo num espaço de reconciliação e construção de confiança, numa província onde dinâmicas de exclusão social podem aumentar riscos de radicalização, o futebol 11 revelou-se uma poderosa ferramenta educativa, preventiva e de criação de oportunidades.

A iniciativa enquadra-se no Projecto Prevenção do Extremismo Violento (PVE), implementado em Cabo Delgado, Niassa e Nampula, até 2026, pela ActionAid Moçambique em parceria com a Associação ASSANA, Fundação NUNISA, Conselho Cristão de Moçambique (CCM Cabo Delgado e Niassa), Movimento Activista Moçambique (MAM) e Associação Kuendeleya com o apoio do Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF) através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).