Skip to main content

SECRETÁRIO PERMANENTE DO DISTRITO DE CUAMBA PEDE MAIS APOIO À ACTIONAID

Cuamba Secretario Permanente

O pedido foi manifestado terça-feira, (13/09), durante uma visita de monitoria conjunta realizada pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) e a Agência das Nações Unidas para refugiados (ACNUR) ao distrito de Cuamba, província de Niassa.

Morais Aidene, Secretário Permanente de Cuamba, disse que a população daquele distrito “precisa do apoio da AAMoz para manter a sua vida”, acrescentando que há necessidade de contratar “dois pontos focais, sendo um da ACNUR e outro da Actionaid” de modo a monitorarem regularmente as actividades realizadas naquele local.

Aidene reconheceu e agradeceu o trabalho levado a cabo pela AAMoz e ACNUR no sentido de melhorar as condições de vida das populações deslocadas.

Prosseguindo, o Secretário Permanente desafiou as duas organizações (AAMoz e ACNUR) a capacitarem os beneficiários do projecto “protecção de deslocados internos e comunidades anfitriãs”.

“A ActionAid e a ACNUR tem estado a distribuir kits as populações deslocadas, mas pensamos que deveriam capacitá-las, de modo a que possam ter habilidades para fazer algo. Ou seja, ensiná-las a pescar ao invés de dar peixe”, afirmou o dirigente.

Por seu turno, a directora de Programas da ActionAid, Márcia Cossa, referiu que durante a estadia em Cuamba, a organização irá visitar os Espaços Seguros, famílias deslocadas de Cabo Delgado e Mecula, que estão no centro de reassentamento de Njato, onde se prevê um diálogo com mulheres membros do grupo de poupança e crédito rotativo (PCR).

Neste encontro de cortesia, participou ainda o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) que sugeriu a implementação de uma abordagem virada para a agricultura por forma a ajudar as famílias deslocadas.

O projecto “protecção de deslocados internos e comunidades anfitriãs” conta com o financiamento da ACNUR e está a ser implementado nas províncias de Niassa, Nampula e Zambézia.