ActionAid e ACNUR promovem treinamento em matéria de Violência Baseada no Género e estão de esastres naturais para pontos focais de protecção e membros do governo dos distritos de Eráti e Memba
“Durante os três dias recebemos as ferramentas em termos de conhecimento, que irão permitir, através do trabalho de sensibilização, reforçar o conhecimento e o entendimento da comunidade sobre Violência Baseada no Género e na gestão de desastres naturais”, disse o representante dos Pontos Focais, Meralí Maurício
Com objectivo de reforçar os serviços de protecção de mulheres, raparigas e crianças deslocadas, através de promoção de serviços de protecção social, apoio jurídico, saúde mental, a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) realizaram uma capacitação sobre Violência Baseada no Género e Gestão de Desastres Naturais.
O treinamento teve duração de três dias (23 a 25 de Novembro), nos Distritos de Eráti e Memba, e contou com a presença de 46 participantes, sendo 8 estruturas do governo e 15 pontos focais por Distrito.
Durante a capacitação, apresentou-se informações, conceitos e números sobre Violência Baseada no Género, mecanismos de encaminhamento de casos e gestão de desastres naturais para reduzir o número de vítimas humanas, perda de propriedades e consolidar a cultura de prevenção.
A Chefe do Posto de Eráti, Célia António, que falava durante o encerramento em representação do Administrador Ali Atinane, avançou que as ocorrências de uniões prematuras continuam a preocupar o governo e espera que os casos venham a diminuir com a intervenção dos Pontos Focais.
“Como governo agradecemos o apoio da Associação ActionAid e ACNUR e esperamos maior engajamento por parte dos Pontos Focais por forma a vermos o nosso Distrito livre de uniões prematuras e casos de Violência Baseada no Género”, referiu a Chefe do Posto Célia António.
Falando em representação dos facilitadores, a ponto focal do género dos Serviços Distritais Saúde Mulher Acção Social (SDSMAS), Ivone Sitole, referiu que parte da população desconhece da existência do Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), Accão Social por falta de informação o que faz com que muitos casos de violência que ocorrem na comunidade não cheguem nas entidades competentes.
“Esperamos que os Pontos Focais, ora treinados coloquem em prática o conhecimento partilhado por forma a garantir melhor identificação e encaminhamento de casos de VGB e gestão de desastres naturais”, avançou a facilitadora.
Já o representante dos Pontos Focais, Meralí Maurício, agradeceu pelo treinamento e disse que os formandos estão cientes que depois do conhecimento adquirido passam a ganhar novas responsabilidades na comunidade.
“Durante os três dias recebemos as ferramentas em termos de conhecimento, que irão permitir, através do trabalho de sensibilização, reforçar o conhecimento e o entendimento da comunidade sobre Violência Baseada no Género e na gestão de desastres naturais. Como Pontos Focais, entendemos que somos olhos e ouvidos da sociedades e saímos deste treinamento capacitados no encaminhamento de casos e gestão de desastres naturais”, disse o Ponto Focal.
A Assistente do projecto, Ilda Gije apelou aos Pontos Focais a usarem o conhecimento adquirido para erradicação de casos de Violência Baseada no Género.
“Queremos que haja maior interação entre os Pontos Focais, lideranças comunitárias e instituições do governo por forma a garantir melhor coordenação na implementação das actividades de mobilização comunitárias, visitas domiciliárias em matéria de Violência Baseada no Género (VGB), Gestão e Redução do Risco de Desastres, prevenção e combate a uniões prematuras, mecanismos de referência, protecção a criança e acompanhamento em Saúde Mental e Apoio Psicossocial (MHPSS) no Posto Administrativo de Namapa e Alua, Distrito de Eráti” apelou Ilda Gije.
O treinamento teve duração de três dias e visava reforçar os serviços de protecção de mulheres, raparigas e crianças deslocadas, através de promoção de serviços de protecção social, apoio jurídico, saúde mental e assistência psicossocial, e acontece no âmbito do “Projecto de Protecção de Deslocados Internos, Comunidades Anfitriãs e Pessoas Afectadas pelo Ciclone Gombe", implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) financiado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
De referir que o treinamento aconteceu em coordenação com os governos distritais, através do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Departamento de Apoio à Família e à Mulher Vítima de Violência (DAFMVV), Serviços Distritais Saúde Mulher Acção Social (SDSMAS) e Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ).