Skip to main content

NA ZAMBÉZIA 51.662 PESSOAS BENEFICIAM DE DIVERSOS SERVIÇOS DE SAÚDE E PROTECÇÃO NO ÂMBITO DO PROJECTO DE PROTECÇÃO IMPLEMENTADO PELA ACTIONAID, COM FUNDOS DO ACNUR

Zambezia, brigadas

Do total de beneficiários 28.372 são homens e 23.290 mulheres. Desse cumulativo (51.662) 19.232 são crianças. Esse número corresponde as Brigadas Móveis Integradas de Saúde e Protecção, realizadas nos meses de Setembro a Dezembro (2022), nas comunidades dos Distritos de Mocuba, Namacurra e Nicoadala, no âmbito do “Projecto de Protecção aos Deslocados Internos, Comunidades Anfitriãs e Pessoas Afectadas pelo Ciclone Tropical Gombe", implementado pela Associação ActionAid Moçambique com financiamento da Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Dos 51.662 beneficiários, 171 são beneficiários com necessidades especiais (pessoas com deficiência), sendo 95 crianças e 76 adultos. 4.443 beneficiaram de apoio psicossocial, sendo 2047 homens e 2396 mulheres. Refira-se que com o apoio da ActionAid e do ACNUR também foi possível garantir serviços de medicina geral, acção Social, vacinação de rotina a crianças dos 0 aos 4 anos, consulta médica e aviamento de fármacos.

De salientar que ainda no âmbito do projecto de protecção financiado pelo ACNUR, a ActionAid estabeleceu, de Setembro a Dezembro do ano passado 4 Espaços de Recreação que beneficiam um total de 310 crianças, dentre elas 110 em Mocuba e 100 no Distrito de Nicoadala. Para desenvolvimento das actividades, a ActionAid e ACNUR distribuíram capulanas para os grupos de dança, brinquedos, material de desenho, cordas, bolas de voleibol e futebol, rede de voleibol e 6 telemóveis para facilitadoras dos Espaços de Recreação.

No igual período, a ActionAid estabeleceu 3 Espaços Seguros compostos por 105 mulheres sendo 35 em cada Espaço (dois no Distrito de Mocuba (Macovine e Gogodane) e um, no Distrito de Nicoadala (Namitangurrine). O estabelecimento dos Espaços Seguros tem em vista reforçar a protecção de mulheres, raparigas e crianças através de acções de aconselhamentos, assistência em questões de Apoio Psicossocial, Violência Baseada no Género, encaminhamento de casos para os serviços apropriados e gestão de casos de desastres naturais.

De referir que as mulheres dos Espaços Seguros beneficiaram de capacitação em matéria sobre Violência Baseada no Género (VBG), Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, Apoio Psicossocial bem como treinamento das Raparigas sobre Saúde Sexual e Reprodutiva.

Para este ano (2023), o projecto prevê a continuidade das Brigadas Móveis de Protecção e Saúde e bem como actividades dos Espaços Seguros e Espaços Amigo da Criança.