Skip to main content

ACTIONAID RECEBIDA PELO GOVERNO DE MONTEPUEZ  

Montepuez

A Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), representada pelo seu Director Executivo, Gaspar Sitefane, foi recebida esta quinta-feira (17), pelo Secretário Permanente do distrito de Montepuez no seu gabinete, no quadro da visita de monitoria aos projectos financiados pela USAID e Cooperação Bélgica.

Na ocasião, o Secretário Permanente de Montepuez, Eduardo Bernardo, referiu que os projectos implementados pela AAMoz naquele distrito, estão alinhados com os objectivos do Plano Quinquenal do Governo.

“O Plano Quinquenal do Governo (PQG) aborda a questão da formação profissional de jovens e a diminuição da vulnerabilidade da mulher e da rapariga”, disse.

Bernardo recomendou a AAMoz a observar o equilíbrio de género na selecção de jovens que irão beneficiar-se de formações vocacionais ainda este ano. 

O dirigente pediu uma atenção especial para a população de Nairoto, local onde foram registados ataques a um posto das Forças de Defesa e Segurança por grupos terroristas.

“Temos o centro de reassentamento de Nairoto. Aqueles fazem parte da nossa gestão. Podemos pensar como podemos integrar os projectos da ActionAid naquele local. Podemos ver com a Educação e o sector da Agricultura como podemos alcançar os jovens daquele posto administrativo”, disse o dirigente.

Apesar da situação da instabilidade, Bernardo assegurou que situação está controlada e a população “está bem”. Encorajou a ActionAid a fazer mais visitas ao distrito de Montepuez.

Ainda no quadro da visita de monitoria, o Director Executivo da ActionAid, foi recebido no Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, onde ficou a saber sobre a situação real da resposta humanitária no distrito.

Refira-se que em Montepuez a ActionAid está a implementar com fundos da Cooperação Bélgica o projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens” através do seu parceiro Mahlahle e o projecto “Resiliência Comunitária e Empoderamento socioeconómico de Jovens na Província de Cabo Delgado” financiado pela USAID.