CHUVAS DEIXAM CENTENAS DE FAMÍLIAS SEM ABRIGO EM CUAMBA E MECANHELAS NA PROVÍNCIA DE NIASSA.
As chuvas que caíram durante a última semana, na província de Niassa, deixaram várias casas inundadas, famílias desalojadas e um rastro de destruição de culturas diversas, nos distritos de Cuamba e Mecanhelas.
Num levantamento preliminar levado a cabo pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) no distrito de Cuamba, foi possível apurar que cerca de 150 pessoas viram as suas casas inundadas e foram procurar abrigo em residências de famílias acolhedoras.
Naquele distrito, as chuvas afectaram os bairros Pobre, Nahatxe, Madeno, Samora - Cassiano e 3 de Fevereiro.
Para inteirar-se da real situação no terreno, a Secretária de Estado da Província de Niassa, Lina Portugal, escalou este sábado, o distrito de Cuamba.
A governante, instou às famílias afectadas pelas inundações e cheias a saírem das zonas de risco e se abrigarem em locais mais seguros.
O distrito de Cuamba é propenso a inundações, por ser atravessado por dois rios, cujo caudal aumenta e transborda em períodos chuvosos.
Neste momento, o governo, ActionAid e outras organizações, estão a fazer o levantamento das reais necessidades das populações afectadas pelas enxurradas.
Refira-se que este sábado a equipa de Resposta Humanitária da AAMoz esteve reunida para traçar planos de acção por forma a dar melhor resposta a situação das cheias e inundações nas províncias de Maputo, Niassa, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.