MAIS DE 10 MIL PESSOAS CONTINUAM EM ZONAS DE RISCO EM CHIBUTO
Informações obtidas durante a sétima sessão do Centro Operativo de Emergência (COE) do distrito de Chibuto, província de Gaza, indicam que 10.715 pessoas continuam a viver em zonas de risco, nos postos administrativos Sede, Tchaimite e Malehice. Na sua maioria são crianças que correm o risco de perder a vida, caso não sejam tomadas medidas urgentes.
As populações que permanecessem em zonas de risco, alegam que poderão perder os seus haveres conseguidos durante muitos anos, caso abandonem as suas casas.
Segundo Pedro Moiane, presidente distrital do COE, mais de cinco mil famílias continuam sitiadas nas zonas altas de Guve-Guve, Sanguate e Gogote no posto administrativo de Tchaimite e em alguns bairros do posto administrativo Sede.
Moiane referiu que na zona de Guve-Guve foram evacuadas 40 pessoas, sendo que 17 abrigaram-se nas residências de familiares e 23 acomodadas em duas salas de aula da Escola Secundária de Mohambe.
Naquele distrito, para acomodar as vítimas das cheias, foram instalados três centros transitórios, nomeadamente de Maniquenique, Chimundo e da Escola Secundária Mohambe.
Dados preliminares, indicam que devido a fúria das águas, foram destruídas 11 salas de aula e 16 residências de professores nos postos administrativos Sede, Tchaimite e Malehice, afectando 1022 alunos e 25 professores.
Para minimizar a situação foram solicitados coletes salva vidas para os operadores de barcos na travessia da baixa de Nhangule.
Refira-se que o caudal do rio Limpopo tende a reduzir os níveis de alerta, estando neste momento a 7.10 metros na estacão de Mohambe e 10.06 metros em Chicate.