Skip to main content

GOVERNO DE CHIBUTO PRECISA DE APROXIMADAMENTE 640 TONELADAS DE SEMENTES DIVERSAS PARA FAZER FACE ÀS CULTURAS PERDIDAS NA SEQUÊNCIA DAS CHEIAS

Chibuto

Esta informação foi partilhada esta segunda-feira (06), à margem da  visita efectuada pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) ao distrito de Chibuto, província de Gaza.

O Governo local, através do Secretário Permanente, Ernesto Macamo, disse que “da avaliação feita, o distrito precisa de sementes de milho, rama de batata doce, tomate, feijão vulgar, cebola, couve, alface, repolho e pepino”.  

Segundo o governante, ao todo, são necessários cerca de 640 toneladas para relançar sua actividade agrícola com foco nas culturas da segunda época, predominantemente fresca e seca, para uma área de 5.675 hectares. 

A visita que contou com a presença do Conselho Cristão de Moçambique (CCM), parceiro de implementação da AAMoz, tinha entre outros objectivos, inteirar-se da situação das inundações e cheias que afectaram pouco mais de 10 mil pessoas naquele distrito, com destaque para os dos postos administrativos de Tchaimite, Malehice e Sede.

O Secretário Permanente referiu ainda, que existe no distrito, apenas um centro transitório, denominado Mohambe. “O outros dos centros, de Maniquenique e Chimundo já foram desactivados e as pessoas regressaram às suas zonas de origem”, frisou.

No entanto, o Governo local disponibilizou espaços para 63 famílias, que correspondem a 231 pessoas, no bairro 8, no posto administrativo de Tchaimite. 

Em Chibuto, 6 escolas estão encerradas, afectando um total de 740 alunos e 17 professores. 

Refira-se que esta segunda-feira, o Comité Operativo de Emergência (COE) de Chibuto, esteve reunido para avaliar à resposta no distrito.