ADMINISTRADOR DE NHAMATANDA PEDE APOIO PARA ÀS VÍTIMAS DAS CHEIAS NA LOCALIDADE DE NHAMPOCA
O administrador do distrito de Nhamatanda, Adamo Osumane, disse esta quinta-feira, (16/03) que a população da localidade de Nhampoca precisa de ajuda humanitária urgente, na sequência das chuvas que têm vindo a cair desde o passado dia 17 de Fevereiro, que deixaram um rastro de destruição e vias de acesso praticamente intransitáveis.
Devido a chuva, a zona chegou mesmo a ficar sitiada mas o grande problema para o executivo distrital, são as famílias que perderam quase tudo e neste momento clamam por ajuda.
“O que vamos pedir a ActionAid, como sempre tem o feito, e muito bem, é apoiar as pessoas que vivem em Nhampoca. É um zona desfavorecida e tem vias de acesso deficitárias. As famílias estão com um grande dilema”, disse Ossumane.
O governante referiu que 1.400 famílias vítimas das cheias estão a ser assistidas à nível do distrito e um total de 600 estão sem a devida assistência.
“O número tende a crescer a cada dia que passa, mas neste momento 600 famílias precisam de apoio. No entanto, um outro parceiro do governo já está a garantir assistência às outras 1400 famílias”, frisou.
Estas informações foram obtidas durante uma visita que a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) efectuou ao governo do distrito de Nhamatanda, para aferir o ponto de situação dos danos causados pela passagem do ciclone tropical “Freddy”.
Naquele distrito, casas, campos agrícolas, vias de acesso, infra-estruturas públicas e privadas não escaparam com a fúria das águas.