Skip to main content

VÍTIMAS DAS CHEIAS EM MANHIÇA RECEBEM KITS DE DIGNIDADE E MATERIAL ESCOLAR

Manhica

A Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) através do Núcleo Académico para o Desenvolvimento da Comunidade (NADEC), entregou na última quinta-feira, (06/04), nos postos administrativos 3 de Fevereiro e Xinavane no distrito da Manhiça, província de Maputo, kits de dignidade e material escolar para as vítimas das cheias.

No posto administrativo de Xinavane foram abrangidos alunos vítimas das cheias da Escola Primária Vamagogo. Ou seja, todos os alunos daquele estabelecimento de ensino (557) receberam uniforme escolar, cadernos, lápis, borracha, afiador e uma sacola entregues aos pais e encarregados de educação.

No acto de entrega, o director pedagógico adjunto da EPC Vamagogo, Adão Cardoso, congratulou a iniciativa da ActionAid Moçambique de prover material escolar para as crianças daquela escola.

“É de louvar esta iniciativa, porque vai certamente ajudar as nossas crianças. Temos crianças sem uniforme mas a partir de hoje o cenário será diferente. O material escolar que os alunos receberem hoje irá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. É muito gratificante”, referiu o director pedagógico adjunto.

Luísa Chirindza, mãe de Letícia Januário, aluna da 4ª classe não escondeu a sua satisfação pela material recebido.

“Estou muito feliz, uma vez que não teria dinheiro para comprar uniforme e material escolar. Agrademos a ActionAid e NADEC por este apoio”, disse.

Já no posto administrativo 3 de Fevereiro, 147 mulheres receberam kits de dignidade e higiene composto por roupa interior, escovas de dentes, pasta dentífrica, sabão, manta, esteira e baldes de 20 e 5 litros.

No momento da recepção, Anabela Salomão, de 46 anos, era uma mulher feliz, conta que sua casa ficou completamente submersa na aldeia de Buna “este apoio é bem vindo. Chegou numa altura em que realmente estávamos a precisar. Eu já regressei a minha casa, uma vez que a água baixou. Fiquei duas semanas no centro de reassentamento 3 de Fevereiro. Agraço imenso por este gesto”, sublinhou Anabela.

Por seu turno, o Director Executivo da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), Gaspar Sitefane, disse que este gesto foi possível graças ao apoio de parceiros da organização, que contribuíram com valores monetários para ajudar as vitimas das cheias em diferentes pontos do país.

“Hoje vamos entregar os kits que preparamos para vocês. E, esperamos que possa contribuir minimamente para aquilo que são as vossas necessidades”, disse Sitefane, tendo aproveitado a ocasião para desejar um feliz dia a todas as mulheres.

No entanto, na próxima semana, está prevista a entrega de material escolar para as crianças do “Patrocínio” e insumos agrícolas para os camponeses que viram suas machambas inundadas na sequência das chuvas.

No distrito da Manhiça 34 mil pessoas foram afectadas pelas inundações, nos  postos administrativos de Calanga, 3 de Fevereiro, Xinavane e Ilha Josina Machel.  Houve registo de 343 casas alagadas, 1.000 hectares de culturas diversas inundadas e 13 escolas com 6.456 alunos encerradas.

Naquele distrito, foram criados cinco centros transitórios com 303 famílias, correspondentes a 1.172 pessoas. Destes, 709 eram crianças, 305 mulheres, 158 homens, 24 idosos e 3 pessoas com deficiência.