Skip to main content

ACTIONAID DINAMARCA AVALIA PROGRESSOS DO PROJECTO "EMPODERAMENTO DE JOVENS" EM INHAMBANE

Inhambane

No quadro da visita que efectua à Moçambique, a ActionAid Dinamarca (AADK) representada por Tendayi Chamunorwa, trabalha desde esta terça-feira, (25/04), na província de Inhambane, zona sul do país.

Naquela parcela do país, mantiveram um encontro com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) onde inteiraram-se da acções e resultados alcançados no âmbito do projecto “Empoderamento de Jovens em Moçambique”, uma iniciativa que conta com o financiamento da ActionAid Dinamarca, através dos fundos da DANIDA.

Para além da AADK, o encontro contou com a participação do Gestor da Prioridade Estratégica de Governação e Empoderamento Juvenil da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), Agostinho Bento e representantes da Mahlahle, organização parceira que implementa actividades naquele ponto do país.

Intervindo na ocasião, o representante do INGD, Abdul Bomba, fez saber que alguns jovens do Movimento Activista Moçambique (MAM) foram treinados em matérias de gestão do risco de desastres e, por via disso, passaram a integrar organizações que actuam na área humanitária.

“Através da parceria com a Mahlahle, vários jovens do Movimento Activista foram capacitados em gestão do risco de desastres. Todavia,

por estes terem mostrado empenho e assimilado os conteúdos da formação, foram contratados para fazerem parte do staff da OIM, um dos parceiros do INGD em Inhambane”, disse Bomba.

Ainda no âmbito da visita, a comitiva foi recebida por membros do MAM de Inhambane, onde ficaram a saber sobre as actividades levadas a cabo por aquela agremiação, braço juvenil da ActionAid Moçambique.

Na terra da “boa gente” escalaram ainda o Gabinete Provincial de Combate a Corrupção (GPCC) onde foram recebidos pelo Director daquela instituição governamental e outros quadros seniores.

Refira-se que a visita da ActionAid Dinamarca tem entre outros objectivos apoiar a AAMoz e parceiros no fecho do projecto “Empoderamento de Jovens em Moçambique” também designado - SPAII.