𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐄 𝐈𝐂𝐈𝐃𝐔𝐀 𝐄𝐌 𝐐𝐔𝐄𝐋𝐈𝐌𝐀𝐍𝐄, 𝐒𝐀𝐓𝐈𝐒𝐅𝐄𝐈𝐓𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐄𝐒𝐏𝐀Ç𝐎 𝐀𝐌𝐈𝐆𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐑𝐈𝐀𝐍Ç𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐁𝐄𝐋𝐄𝐂𝐈𝐃𝐎 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐀𝐂𝐓𝐈𝐎𝐍𝐀𝐈𝐃, 𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐂𝐄𝐑𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐔𝐍𝐈𝐂𝐄𝐅, 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐆𝐀𝐑𝐀𝐍𝐓𝐈
A comunidade de Icidua, em Quelimane, província da Zambézia, está satisfeita com o Espaço Amigo da Criança concebido para fornecer às crianças um ambiente protegido onde elas podem participar de actividades organizadas como jogar, socializar, aprender e expressar-se.
Madina Abibo residente no bairro de Icidua diz que, com o Espaço Amigo da Criança às crianças têm oportunidade de brincar e aprender.
“Agradecemos a ActionAid e a UNICEF pelo Espaço Amigo da Criança, agora os nossos filhos têm um Espaço Seguro para brincar e aprender, antes brincavam nos mangais em lugares com muitos riscos”, disse Madina.
Já, Inês Maurício outra residente destaca o papel dos facilitadores na criação de um ambiente de aprendizado.
“Agradecemos os professores que não apenas brincam com os nossos filhos, mas também ensinam muitas coisas, como: abecedários, contas e leituras”, disse Inês.
Carlinda Benjamim avança que tem três filhos que beneficiam do Espaço de Amigo da Criança. “Os meus filhos estão todos aqui, agora posso sair e procurar comida, sei que os meus filhos estarão seguros, antes eles brincavam de subir coqueiros e nos mangais”, disse Carlinda
Por outro lado, o facilitador, avançou que até então já foram registados um total em cima de 800 crianças que beneficiam das actividades do Espaço Amigo da Criança.
Para o Gestor das Políticas e Programas Humanitários da AAMoz, Johannes Chiminya, dentre outros objectivos, o Espaço Amigo da Criança visa garantir apoio psicossocial as crianças em situações pós-desastre natural (ciclone “Freddy”) que traumatizou a elas, por outro lado, é o Espaço Amigo da Criança cria uma oportunidade que permite identificação de riscos de protecção das crianças, sobretudo, as crianças afectadas pelo ciclone “Freddy”.
O estabelecimento dos Espaços Amigo da Criança acontece no âmbito do projecto de Protecção à Criança, em resposta ao ciclone “Freddy” que afectou o país a 11 de Março de (2023)
Refira-se que o projecto é de seis meses (Março a Setembro de 2023) e é implementado pela AAMoz com fundos do UNICEF, e em parceria com DPGCAS nas províncias de SOFALA (Caia, Marromeu, Dondo, Tica e Beira) e Zambézia (Quelimane, Nicoadala, Namacurra e Mocuba).