Skip to main content

População afectada pelas cheias no bairro Samora Machel em Boane, pede sementes para produção agrícola

Boane

As famílias beneficiárias dos kits no âmbito da iniciativa de apoio às vítimas das cheias em Boane, pediram esta quinta-feira (04/05), sementes de hortícolas e de cereais para a prática da agricultura.

O pedido foi manifestado no quadro da visita de monitoria pós-distribuição que decorre desde ontem no distrito de Boane, província de Maputo.

Os campos agrícolas ficaram inundados e a produção severamente destruída, comprometendo a sua segurança alimentar.

Vasco Maculuve, secretário do bairro Samora Machel, na localidade Eduardo Mondlane, contou que os produtos que receberam, contribuíram para minorar o sofrimento das famílias afectadas pelas cheias. No entanto, neste momento, clamam por sementes para a produção agrícola.

“Sementes de hortícolas e de cereais são uma prioridade para os moradores deste bairro. Se houver condições, seria a melhor coisa que poderia acontecer”, sublinhou Maculuve.

O bairro Samora Machel, que sofreu os efeitos das chuvas que caíram entre 07 e 12 de Fevereiro é habitado por 309 famílias, onde 100 foram contempladas com os kits de dignidade, higiene e alimentação.

A mesma solicitação foi apresentada pelos moradores do bairro Mabanja, na localidade de Gueguegue, onde 100 famílias foram contempladas.

Fátima Matola, secretária do bairro Mabanja, disse que nunca tinham recebido donativos desde as enxurradas de Fevereiro. Agradeceu a ActionAid pelo gesto e pediu sementes e insumos agrícolas para produção, tendo em conta a presente época.

Importa referir que o projecto de apoio às vítimas das cheias em Boane é financiado pela Start Fund através da ActionAid UK.