Skip to main content

INGD e Acção Social fazem monitoria conjunta aos Espaços Amigo da Criança, estabelecidos pela ActionAid

Downloads

 

 

Com objectivo de verificar as áreas de implementação, testemunhar o impacto e desafios (sobretudo após a montagem das tendas), do projecto de Protecção à Criança, implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) com financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), decorreu no dia 12 de Maio (2023) a monitoria conjunta das actividades de protecção nos Espaços Amigo da Criança de Sombreiro e Amílcar Cabral, no distrito de Caia província de Sofala.

 

Durante a monitoria, as crianças apresentaram actividades de canto e dança e mostraram-se satisfeitas com a visita.

 

Por seu turno, a equipa da Acção Social, representada pela Directora da Repartição da Acção Social dos Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Caia, Isabel Goto, e o Técnico distrital do INGD, Marcelino Singano, deixaram recomendações que visam melhorar cada vez mais à Protecção à Criança.

 

Queremos agradecer a ActionAid e UNICEF por este projecto “Protecção à Criança” e dizer que como governo prometemos manter essa parceria por forma a garantir Protecção as Crianças do nosso distrito, afirmou a Directora da Repartição da Acção Social, Isabel Goto.

 

Já o técnico do INGD, elogiou a iniciativa e apelou a necessidade de se reforçar à questão de baldes de lavagem de mãos visto que o projecto atrai muitas crianças.

 

“Agradecemos os nossos parceiros, ActionAid e UNICEF, por garantirem um espaço seguro onde as crianças podem brincar enquanto estudam. Vamos continuar a reforçar todas medidas para garantir segurança e protecção as nossas crianças”, avançou o técnico do INGD, Marcelino Singano.

 

De referir que cada espaço conta com 300 crianças, distribuídas em dois turnos (manhã e tarde), com apoio dos Gestores de Casos e Animadores Psicossociais às crianças desenvolvem acções educativas através de actividades lúdicas, danças, cantos, teatros, desenhos, jogos, entre outros.

 

Espera-se que, junto do governo, os activistas e actores sociais (Gestores de Casos e Animadores Psicossociais) façam a identificação, acompanhamento e o devido referênciamento de casos de protecção de crianças em risco de violência ou que sofreram alguma violência.

 

A monitoria conjunta foi uma iniciativa da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) e envolveu a Acção Social, Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), líderes comunitários e a equipa de proteção à criança da AAMoz em Sofala.

 

O estabelecimento dos Espaços Amigo da Criança acontece no âmbito do projecto de Protecção à Criança, implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) com financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em resposta ao ciclone “Freddy” que afectou o país a 11 de Março de (2023)

Refira-se que o projecto é de seis meses (Março a Agosto) e é implementado pela AAMoz com fundos do UNICEF, nas províncias de Inhambane, Sofala (Caia e Marromeu) e Zambézia (Quelimane, Nicoadala, Namacurra e Mocuba).