APICULTORES DE MARRACUENE BENEFICIAM DE COLMEIAS E EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL
São no total 15 apicultores da comunidade de Muntanhana no distrito de Marracuene, que após uma formação básica beneficiaram no passado dia 30 de Junho, de 45 colmeias, sendo 3 para cada, com o objectivo de melhorar as condições de vida e sustentabilidade ambiental na província de Maputo.
Além das colmeias compostas por três cavalentes, um esporão, uma tábua de apoio, vinte lâminas de serra, 3.5 kg de serra bruta, um raspador e uma escova para abelhas, os apicultores receberam equipamento de protecção individual composto por fato macaco, par de luvas, par de botas de borracha e fumigador inox.
Com estes kits, pretende-se que os apicultores da comunidade de Muntanhana contribuam para a preservação das florestas de mangal, potenciando a produção de mel para geração de rendimento no lugar da devastação para carvão, lenha, madeira, entre outros.
O Administrador do distrito de Marracuene, Shafee Sidat, encorajou os apicultores a fazer o bom uso do equipamento, com vista a garantir a produção do mel e desenvolvimento do distrito.
Já a Gestora de Programas na ActionAid, Clotilde Noa, disse que esta é a segunda actividade semelhante, após outra distribuição de colmeias no distrito da Manhiça, localidade de Chichongue, onde neste momento a comunidade já faz a venda do mel, e espera que o mesmo aconteça em Muntanhana, principalmente para contribuir no empoderamento da mulher e reflorestamento dos mangais.
Estiveram presentes no local, o Administrador do distrito de Marracuene, Shafee Sidat, Gestora de Programas na ActionAid, Clotilde Noa, representantes da Bosque Y Comunidad, Jaime Cobo, representantes do NADEC, Chefe do Posto, Chefe da Localidade e alguns membros da comunidade de Muntanhana.
Esta actividade insere-se no âmbito da implementação das actividades do projecto “Melhoria das capacidades produtivas com base na gestão sustentável do mangal e o empoderamento das mulheres e jovens nas comunidades de Macaneta, Gadzene, Macavule e Muntanhana, no distrito de Marracuene”, levado à cabo pelo Núcleo Académico para o Desenvolvimento da Comunidade (NADEC) em parceria com a Bosque Y Comunidad e ActionAid Moçambique, com o financiamento da Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AACID).