𝐉𝐎𝐕𝐄𝐍𝐒 𝐄𝐌 𝐍𝐀𝐌𝐏𝐔𝐋𝐀 𝐑𝐄𝐈𝐕𝐈𝐍𝐃𝐈𝐂𝐀𝐌 𝐄𝐒𝐏𝐀Ç𝐎 𝐃𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐓𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀ÇÃ𝐎 𝐄 𝐃𝐄 𝐑𝐄𝐒𝐎𝐋𝐔ÇÃ𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐒𝐄𝐔𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐁𝐋𝐄𝐌𝐀𝐒
Na sua opinião, nenhum país pode desenvolver-se sem a inclusão da juventude nos processos de tomada de decisão.
"Os jovens constituem a maioria da população moçambicana, mas em muitos casos, eles não participam nas discussões sobre as grandes questões nacionais. Os jovens devem reivindicar o seu espaço, disse Manuel Zacarias, secretário do Movimento Activista Moçambique, em Nampula.
Entretanto, o orador Tayob Sacoor, Coordenador de Programas na Associação Solidariedade Moçambique, afirmou que não se pode falar de democracia com sinais claros de exclusão, e sem dar atenção as questões ligadas à igualdade de género, violência doméstica, participação cívica e económica dos jovens, sobretudo, da mulher.
“É preciso desconstruir a ideia de que as mulheres não podem ocupar o espaço de tomada de decisão”, disse Tayob Sacoor
Por outro lado, a líder do MAM, em Nampula, Zaidina Mane, disse que há uma necessidade de se reflectir numa representatividade dos jovens que tenha em conta os interesses da juventude, porque muitas vezes as preocupações dos jovens não estão reflectidas em muitas agendas.
A líder do Movimento Activista em Nampula, falava no “Encontro de Reflexão sobre os Desafios da Juventude e a sua Participação nos Processos Eleitorais em Moçambique”, que decorreu este sábado, na cidade de Nampula, alusivo as celebrações do dia 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude.
O encontro visava aumentar a consciencialização sobre questões que afectam os jovens em todo o país e promover o engajamento e a participação dos jovens na sociedade, política e nos processos de tomada de decisão, com foco nos Processos Eleitorais.
De referir que a organização do evento, que contou com a participação de jovens vindos de Nacala e Nampula, foi possível com apoio da ActionAid, no âmbito do projecto “Empoderamento de Jovens em Moçambique” designado SPA II.
Ainda no âmbito das celebrações do Dia Internacional na Juventude, foram desenvolvidas actividades semelhantes nas províncias de Maputo e Cabo Delgado.