Skip to main content

COMUNIDADES DE MOCUBA E LUGELA SATISFEITAS COM A SUA PARTICIPAÇÃO EM ESPAÇOS DE DIÁLOGO E TOMADA DE DECISÃO 

Zambezia

As comunidades dos distritos de Mocuba e Lugela, na província da Zambézia, expressaram esta quinta-feira (14), a sua total satisfação pela participação activa nas sessões dos Conselhos Consultivos Distritais (CCD’s).

Esta constatação surge à margem do encontro do Processo de Reflexão e Revisão Participativa que decorre no posto administrativo de Munhamade Sede, no distrito de Lugela.

Segundo Hermínia António, do Movimento Activista Moçambique (MAM), a abertura do governo para a participação dos jovens nas sessões plenárias do Conselho Consultivo é um grande ganho para a comunidade.

“Nos sentimos felizes por contribuir com os nossos conhecimentos para a melhoria dos problemas que afectam os jovens do distrito de Mocuba. Temos muitos problemas, como por exemplo, a falta de escolas, emprego, entre outros e gostaríamos de ver resolvidos”, disse.

Já Ernesto Almoço, líder comunitário do distrito de Lugela, destaca o papel importante da sua participação nos Conselhos Consultivos em prol do bem-estar do distrito.

“Agora temos motivos para sorrir em Lugela. Apresentamos as nossas preocupações nas sessões dos Conselhos Consultivos e algumas são resolvidas. É um grande ganho para nós. Há dois meses foi abençoados com energia eléctrica no posto administrativo de Munhamade Sede. Era um dos grandes desafios, mas já foi respondido graças a nossa participação nos espaços de diálogo”, frisou.

Para melhorar a participação da comunidade nas sessões de diálogo, o Comité Diaconal Evangélico para o Desenvolvimento (CODESA) com apoio da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) realizaram treinamentos para os membros dos CCD’s e jovens do MAM, sobre o funcionamento dos espaços formais de tomada de decisão.

Por sua vez, o representante do chefe do Posto, Carlos Pedro, ressalvou o papel importante da CODESA na resolução dos problemas que afectam as comunidades. Indicou igualmente que graças aos treinamentos a comunidade está melhor preparada.

“Com os treinamentos aos membros dos Conselho Consultivo, foi possível aprenderem a expressam-se livremente e com naturalidade. Por isso, podemos dizer que estamos de mãos dadas com o CODESA, para a resolução das preocupações que afligem a comunidade. O governo não pode fazer algo que a comunidade não concorda. Queremos que as duas organizações, ActionAid e CODESA continuem nas nossas comunidades de modo a capacitar mais crianças, raparigas e adultos em várias áreas”, esclareceu o dirigente.

O PRRP contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre crianças do patrocínio, famílias com crianças no patrocínio, facilitadores do patrocínio, jovens de ambos sexos, professores, conselhos de escola, clubes da rapariga, associações, círculos de REFLECT, órgãos sociais dos parceiros estratégicos, líderes locais, membros da comunidade, estruturas administrativas e governamentais locais e organizações comunitárias de base.

Importa referir que o PRRP também está a ser realizado nos distritos de Alto Molócuè, Namarroi e semana passada teve lugar no posto administrativo 3 de Fevereiro, no distrito da Manhiça.