Skip to main content

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐑𝐄𝐂𝐎𝐍𝐇𝐄𝐂𝐄 𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐈𝐁𝐔𝐓𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎𝐒 𝐅𝐈𝐍𝐀𝐍𝐂𝐈𝐀𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐂𝐎𝐎𝐏𝐄𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐁𝐄𝐋𝐆𝐀 𝐍𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐌𝐎ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐀𝐔𝐓𝐎-𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄𝐆𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐉𝐎𝐕𝐄𝐍𝐒, 𝐄𝐌 𝐍𝐀𝐂𝐀𝐋𝐀

Encontro de cortesia com secretário permanente em Nacala

O reconhecimento foi manifestado esta terça-feira, (28/11), durante o encontro de cortesia, no âmbito da monitoria conjunta que está a ser realizada na província de Nampula pela Cooperação Belga, Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), Associação Internacional de Voluntários Leigos (LVIA) e Solidariedade Moçambique (SoldMoz).

Na ocasião, o Secretário Permanente do distrito de Nacala, João Cantxaua agradeceu pelo facto da população, sobretudo jovens daquele distrito estarem a beneficiar de projectos de empoderamento para emprego e auto-emprego.

“Como governo estamos felizes pelo contributo dos projectos, sobretudo na componente de formações técnico profissionais, ministrados pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), neste sentido, é importante o aprimoramento dos encontros técnicos de coordenação, para melhor acompanhamento dos beneficiários, sobretudo para a sua inserção no estágio e no mercado de trabalho", apelou o governante.

Por seu turno, a Chefe de Cooperação do Reino da Bélgica em Moçambique, Claudine Aelvoet, desafiou as três organizações (AAMoz, LVIA e SoldMoz) e o governo a “pensarem num mecanismo sustentável em parceria com o sector privado local para garantir maior absolvição dos formandos no estágio e emprego, através de formações que respondem à demanda do sector privado, no presente e no futuro, bem como, tratamento diferenciado na tributação das empresas que dão oportunidade de estágios aos jovens formados.

Por outro lado, Claudine Aelvoet reforçou que há necessidade de trabalho em equipa com o envolvimento das entidades tutelares do governo, seja no processo de planificação das actividades estratégicas, treinamento dos quadros técnicos do Governo e acompanhamento ou monitoria conjunta para melhores sucessos na implementação de projectos.

Por sua vez, a directora de Programas da ActionAid, Márcia Cossa, referiu que com fundos da Cooperação Belga a ActionAid, está a implementar o projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego Para Jovens” em Niassa (distritos de Lichinga, Cuamba e Marrupa), Cabo Delgado (distritos de Metuge Chiure e Montepuez) e em Nampula (distritos de Nampula, Meconta e Nacala), através da Associação Solidariedade Moçambique.

“O projecto tem 3 focos: 1. Formação profissional de jovens e apoio para inserção no mercado do trabalho; 2. Estabelecimento e capacitação de grupos de Poupanças e Creditos Rotativos (PCR) e 3. Promoção da participação dos jovens nos espaços de tomada de decisão”, avançou Márcia Cossa.

Já, Giulia Natali Representante da LVIA em Moçambique, disse que a LVIA está implementar o Projecto Jovem que visa especificamente abranger 4 áreas, na Província de Cabo Delgado (Mecúfi e Ibo) e Nampula (Namialo e Nacala Porto).

“O projecto facilita a criação de relações construtivas entre as instituições públicas e a sociedade civil, bem como a validação e empoderamento das competências dos jovens e a promoção do empreendedorismo, aumentando a resiliência da população jovem e a coesão social, bem como nos projectos integrados de gestão ambiental e empreendedorismo", disse.

Importa referir que, no âmbito do projecto financiado pela Cooperação Belga já foram formados 1.170 jovens, 96 grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR), 92 iniciativas de geração de renda e 97 autoemprego e 2002 jovens formados em advocacia e competências de campanha, participam nos centros de tomada de decisão como: observatórios distritais e provinciais, observatórios juvenis e tomada de decisões.

Ainda no âmbito dos projectos financiados pela Cooperação Belga, a LVIA, alcançou um total de 5.400 jovens nas acções de sensibilização em cidadania activa; 24 funcionários Públicos e associações capacitados; 72.000 pessoas sensibilizadas em questões ligadas a conservação ambiental; 800 formados em agricultura sustentável, apoiados 43 jovens na criação de pequenos negócios inclusivos e sustentáveis.

Estas informações foram partilhadas esta terça-feira (28,11), durante o encontro de cortesia que marcou o início das actividades de monitoria conjunta, que vão de 28 de Novembro a 2 de Dezembro, na província de Nampula, com objectivo de avaliar os resultados preliminares dos projectos financiados pela Cooperação Belga e colher lições aprendidas e sensibilidades também do governo e outros parceiros para as futuras oportunidades e projectos.

Sob liderança da LVIA, as actividades do primeiro dia, consistiram na monitoria das acções de repovoamento dos mangais, agricultura na base de receitas de biopesticidas e biofertilizantes, actividades de empreendedorismo (criação de frango) e terminou com a visita do novo Mini centro Ecológico, onde está ser construída um escritório com uso de garrafas recicladas.