Skip to main content

PROTECÇÃO À CRIANÇA: “SINTO-ME PRIVILEGIADO POR FAZER PARTE DO ESPAÇO AMIGO DA CRIANÇA DE SOMBREIRO EM CAIA”

Caia

Moçambique é frequentemente afectado por desastres naturais, e, por via disso, é um dos países mais propensos a essas ocorrências na região Austral de África. Nos últimos 20 anos, observou-se um aumento significativo de eventos climáticos no país, onde mais da metade resultou em desastres naturais, como ciclones, cheias e seca.

Devido às alterações climáticas, as províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane foram afectadas pelo ciclone “Freddy” que deixou um rastro de destruição e milhares de pessoas afectadas, incluindo crianças em situação de vulnerabilidade.

Devido à crise humanitária, a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Governo de Moçambique através da Direcção Provincial de Género, Criança e Acção Social (DPGCAS), implementa o projecto "Protecção à Criança", com o objectivo de oferecer uma resposta imediata às necessidades de protecção infantil nas áreas afectadas pelo ciclone "Freddy", com foco para o apoio psicossocial e saúde mental.

No âmbito do projecto foram estabelecidos Espaços Amigos da Criança e comités de protecção à criança nos distritos de Caia, Marromeu, Nhamantanda, Beira e Dondo em Sofala e Quelimane, Nicoadala, Mocuba e Namacurra na província da Zambézia.

Nesses espaços, diariamente as crianças mergulham no mundo da leitura e escrita, e participam activamente das actividades educativas. Sob a orientação dedicada dos facilitadores, as crianças expandem seus horizontes e consolidam habilidades fundamentais que abrirão portas para um futuro mais promissor. Além das aulas regulares, os Espaços Amigo da Criança se transformam num palco animado, onde a dança, canto e jogos ganham vida. As crianças expressam sua alegria e criatividade através de movimentos graciosos, harmonias melodiosas e risos contagiantes.

Ernesto Luís tem 11 anos e reside no distrito de Caia, bairro Sombreiro. Viveu momentos difíceis após a passagem do Ciclone “Freddy” na sua comunidade. No entanto, graças ao projecto “Protecção à Criança”, implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), encontrou refúgio e esperança.

Ernesto é um aluno dedicado, actualmente na 6ª classe, e tem um sonho claro para o futuro: quer ser professor, inspirado pela oportunidade de ensinar e fazer a diferença na vida de outras crianças. Apesar das adversidades causadas pelo ciclone, nunca perdeu a motivação para aprender e crescer.

No Espaço Amigo da Criança de Sombreiro, Ernesto participa activamente de diversas actividades educativas e culturais. Ele e outras 230 crianças, têm a oportunidade não apenas de aprender a ler e escrever, mas também de explorar o seu talento musical e teatral, para além de se envolver em jogos educativos.

“Nós aprendemos muitas coisas no Espaço Amigo da Criança de Sombreiro. Sinto-me privilegiado por fazer parte desta iniciativa. Venho quase todos os dias no período da tarde porque de manhã vou à escola. Gosto de estar aqui”, frisou Ernesto.

O ambiente seguro e acolhedor proporcionado pelos professores e activistas do projecto permitiu ao Luís desenvolver as suas habilidades não apenas na escola, mas também emocionalmente. Ernesto aprende sobre questões críticas, como trabalho infantil, uniões prematuras, Violência Baseada no Género, disciplina positiva, resolução de conflitos e higiene pessoal e colectiva.

Ernesto nunca faltou às aulas, uma demonstração do seu comprometimento com a educação e ao seu desejo de construir um futuro melhor para si mesmo e para sua comunidade.

“Todos os dias estou aqui. Nos finais de semana o centro fica fechado, mas gostaríamos que ficasse aberto para podermos brincar”, disse.

O pequeno Ernesto elogia os facilitadores do Espaço Amigo da Criança por ensinarem de maneira simples e eficaz, através de métodos inovadores, o que torna o aprendizado uma experiência enriquecedora.

“Os professores são muito pacientes e as aulas são divertidas. Cantamos enquanto aprendemos. Tudo aqui é animado. Eramos tímidos quando entramos, mas agora conseguimos falar e declamar poesia sem medo”, sublinhou.

À medida que o projecto “Protecção à Criança” continua a impactar positivamente a vida de Ernesto e de outras crianças de Sombreiro em Caia, histórias como esta, mostram a importância de iniciativas que proporcionam educação, apoio psicossocial e oportunidades para crianças afectadas pelo Ciclone “Freddy”. Tal como Ernesto Luís, milhares de crianças com o seu entusiasmo e determinação, representam a resiliência da infância mesmo diante de diferentes adversidades.