Skip to main content

MAU TEMPO: CHUVAS E VENTOS FORTES PODERÃO AFECTAR ÀS PROVÍNCIAS DE CABO DELGADO E NAMPULA

Perturbação Tropical

Chuvas e ventos fortes poderão afectar os distritos localizados na faixa costeira das províncias de Cabo Delgado e Nampula nas próximas 48 horas, na sequência do surgimento de um sistema de perturbação tropical formado no Oceano Índico.

De acordo com informações do site zoom.earth, o fenómeno de baixa pressão atmosférica continuará a seguir para sudoeste, ao largo da costa da Tanzânia com ventos de 40 km/h prevendo-se a ocorrência de ventos fortes e chuvas moderadas localmente muito fortes, acompanhadas de trovoadas, nos distritos costeiros das províncias de Cabo Delgado e Nampula.

Após 24 horas o fenómeno poderá ir em direcção à terra firme, através da província de Cabo Delgado causando agitação do mar e mudanças no estado do tempo.

Segundo projecções, o sistema tem média chance de evoluir a ciclone tropical nas próximas 24 horas.  Contudo, ainda não constitue perigo para região norte de Moçambique.

Face a ocorrência do fenómeno, recomenda-se a tomada de medidas de precaução e segurança, tais como, limpar as valas de drenagem, informar-se sobre abrigo seguro junto das autoridades locais, não atravessar os leitos dos rios e correntes de água, retirar as pequenas embarcações da água para os locais seguros, conservar alimentos, material escolar e documentos em locais seguros, prestar atenção aos idosos, crianças e pessoas com deficiência, manter-se em local seguro enquanto ocorrer a chuva e manter-se atento às informações das autoridades.

Como resposta a este cenário, a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) está a intensificar os seus esforços para lidar com o fenómeno em curso e a trabalhar em estreita colaboração com outras organizações e autoridades para garantir uma resposta eficaz.

Em parceria com o Cluster de Protecção, onde a ActionAid participa activamente, foram desenvolvidas mensagens de alerta precoce de protecção e orientações específicas para enfrentar a ameaça dos ciclones e pós ciclones. As mensagens foram cuidadosamente elaboradas para fornecer informações claras e precisas, por forma a capacitar as comunidades a se prepararem adequadamente e a responderem de maneira eficaz diante de qualquer emergência relacionada ao clima.

De acordo com o Gestor de Políticas Humanitárias da AAMoz, Johannes Chiminya, a ActionAid está a mobilizar recursos e pessoal para apoiar a implementação destas medidas de preparação e resposta.

Refira-se que recentemente a região sul do país foi devastada pela tempestade tropical Filipo que causou dois óbitos e 85 feridos, afectou um total de 58.176 pessoas, o correspondente à cerca de 11 mil famílias. Em termos de danos materiais, provocou a destruição parcial de 1774 casas, tendo outras 456 ficado totalmente destruídas. Afectou ainda 541 salas de aula e 75 unidades sanitárias.