Skip to main content

𝐑𝐄𝐃𝐔ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐏𝐄𝐑𝐃𝐀𝐒 𝐀𝐆𝐑Í𝐂𝐎𝐋𝐀𝐒 𝐄𝐌 𝐒𝐎𝐅𝐀𝐋𝐀 𝐀𝐓𝐑𝐀𝐕É𝐒 𝐃𝐄 𝐒𝐈𝐒𝐓𝐄𝐌𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐈𝐑𝐑𝐈𝐆𝐀ÇÃ𝐎

Produtores de Caia

A escassez de água, agravada pelas mudanças climáticas, tem impactado negativamente a produção agrícola em Sofala.

A escassez de água, agravada pelas mudanças climáticas, tem impactado negativamente a produção agrícola em Sofala.

Em resposta a esta problemática, particularmente no que diz respeito à irrigação e ao crescimento das culturas, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) realizou uma visita aos campos agrícolas do distrito de Caia, na província de Sofala, com o objectivo de analisar áreas propícias para a implementação futura de sistemas de irrigação.

Essa iniciativa faz parte do projecto de "Gestão Integrada de Riscos Climáticos (ICRM)", implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com financiamento da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), num consórcio liderado pelo PMA.

Durante a visita, os produtores expressaram a sua satisfação com a perspectiva de instalação de sistemas de irrigação, dado que ainda estão a enfrentar os impactos do El Niño, um fenómeno climático que afectou severamente as províncias de Maputo, Gaza e Sofala, resultando em escassez de chuvas e perda de hectares de culturas alimentares.

Além disso, como parte das medidas de adaptação às mudanças climáticas, a ActionAid está promover a abertura de furos rasos para mitigar os efeitos da escassez de água. Até o momento, já foram abertos 12 desses furos, contribuindo significativamente para enfrentar os desafios decorrentes do fenómeno El Niño.

A AAMoz e o PMA esperam que através do programa de resiliência haja redução de perdas agrícolas, segurança alimentar e meios de subsistência dos beneficiários do projecto, no distrito de Caia, província de Sofala.