Skip to main content

𝐄𝐒𝐏𝐎𝐒𝐀 𝐃𝐎 𝐒𝐄𝐂𝐑𝐄𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐃𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐂𝐄𝐈𝐑𝐎𝐒 𝐎𝐅𝐄𝐑𝐄𝐂𝐄𝐌 𝐄𝐍𝐗𝐎𝐕𝐀𝐋 𝐀𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐎𝐒 𝐁𝐄𝐁É𝐒 𝐍𝐀𝐒𝐂𝐈𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎 𝐃𝐈𝐀 𝟏 𝐃𝐄 𝐉𝐔𝐍𝐇𝐎 𝐄𝐌 𝐂𝐎𝐑𝐑𝐀𝐍𝐄

Corrane

"Proteger a Criança é Dever de Todos"

Sob o lema "Proteger a Criança é Dever de Todos", a Esposa do Secretário de Estado de Nampula, Maria Neto, juntamente com a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e outros parceiros, ofereceu enxoval aos primeiros bebés nascidos nas primeiras horas do dia 1 de Junho, Dia da Criança, no Centro de Saúde do Posto Administrativo de Corrane, no distrito de Meconta, província de Nampula.

Na ocasião, Maria Neto partilhou mensagens sobre planeamento familiar, destacando a importância de escolhas conscientes e responsáveis para o futuro e destacou a importância do aleitamento materno exclusivo.

“O aleitamento materno é o melhor alimento para os bebés porque oferece nutrientes necessários e protege contra doenças. É importante que as crianças sejam amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida e, em seguida, a introdução de alimentação complementar saudável, adequada e segura, mantendo a amamentação até os dois anos”.

A esposa do Secretário de Estado defendeu ainda a necessidade de optar por alimentos saudáveis e nutritivos para prevenir a desnutrição e doenças como a cólera. Para exemplificar esse cuidado nutricional, foram partilhadas algumas receitas, incluindo a de papa enriquecida, para garantir o desenvolvimento saudável das crianças.

Num momento emocionante, uma das mães agradeceu pelo enxoval e pelos ensinamentos recebidos, tendo reconhecido a importância do planeamento familiar para evitar gravidezes precoces. Comprometida em continuar com os seus estudos, falou da sua determinação em aderir ao planeamento familiar para evitar gestações não planeadas.

Essa iniciativa é apenas uma das muitas acções lideradas pela Esposa do Secretário de Estado da província de Nampula. Recentemente, em Abril, uniu-se à Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) e Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), numa marcha de sensibilização no Centro de Reassentamento de Corrane, para partilhar mensagens-chave contra a Violência Baseada no Género (VBG), com objectivo de aumentar a consciencialização sobre a prevalência e os impactos devastadores da violência de género, bem como promover acções concretas para prevenir e combater essa forma de opressão.

Ainda no quadro das acções levadas a cabo no âmbito do projecto de “Protecção de Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras”, a AAMoz e ACNUR, através dos activistas, têm realizado sessões de sensibilização comunitária sobre Protecção contra Exploração e Abuso Sexual (PSEA), protecção à criança e divulgação de mensagens-chave de protecção e mecanismos de denúncia (com destaque para linha verde 1458) para garantir que as comunidades estejam capacitadas a identificar e relatar os diversos casos de violência.