Skip to main content

𝐀𝐂𝐓𝐈𝐕𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐉𝐔𝐍𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐅𝐎𝐑Ç𝐀𝐌 𝐀𝐂ÇÕ𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐄𝐂ÇÃ𝐎 À 𝐂𝐑𝐈𝐀𝐍Ç𝐀 𝐄𝐌 𝐍𝐀𝐌𝐏𝐔𝐋𝐀

PROTECÇÃO À CRIANÇA

PROTECÇÃO À CRIANÇA


A esposa do Secretário de Estado de Nampula, Maria Neto avalia de forma positiva as acções conjuntas realizadas durante a quinzena da criança, envolvendo o seu gabinete, Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), Agência das Nações Unidas Para Refugiados (ACNUR) e outros parceiros que actuam na área de protecção à criança em Nampula.

No âmbito das acções conjuntas, destaca-se a entrega de enxovais aos primeiros bebés nascidos nas primeiras horas do dia 1 de junho, Dia da Criança, no Centro de Saúde do Posto Administrativo de Corrane, bem como a distribuição de pastas escolares contendo cadernos, cadernos, canetas, réguas, estojos e outros materiais essenciais a mais de 400 crianças. Estas também beneficiaram de um almoço nutritivo como parte das celebrações da quinzena da criança.

Durante estas iniciativas, foi possível partilhar mensagens sobre protecção e direitos da criança, com o lema "Proteger a Criança é Dever de Todos".

A esposa do secretário de estado referiu durante a reunião de balanço das actividades da quinzena da criança que conta com o apoio da ActionAid, ACNUR e outros parceiros para continuar a garantir a protecção das crianças e lutar para eliminar os casos de uniões prematuras na província de Nampula.

Em abril passado, a Esposa do Secretário de Estado juntou-se à ActionAid ACNUR numa marcha de sensibilização no Centro de Reassentamento de Corrane. O objectivo foi partilhar mensagens-chave contra a Violência Baseada no Género (VBG), para aumentar a consciencialização sobre a prevalência e os impactos devastadores da violência de género, além de promover acções concretas para prevenir e combater essa forma de opressão.


Ainda no quadro das acções levadas a cabo no âmbito do projecto de “Protecção aos Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras”, a AAMoz e ACNUR, através dos activistas, têm realizado sessões de sensibilização comunitária sobre Protecção contra Exploração e Abuso Sexual (PSEA), protecção à criança e divulgação de mensagens chaves de protecção e mecanismos de denúncia (com destaque para linha verde 1458 e linha fala criança 116) para garantir que as comunidades estejam capacitadas a identificar e relatar os diversos casos de violência.