ACTIONAID REALIZA PRRP NO DISTRITO DE NAMARRÓI
A iniciativa tem como objectivo envolver activamente a comunidade na avaliação das actividades realizadas e na definição de planos futuros.
A Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) realizou esta segunda-feira (29) no distrito de Namarrói, província da Zambézia, o Processo de Revisão e Reflexão Participativa (PRRP).
A iniciativa tem como objectivo envolver activamente a comunidade na avaliação das actividades realizadas e na definição de planos futuros.
O processo iniciou com a apresentação de uma lista de actividades executadas ano passado, dirigida por um membro da Associação Moçambicana Mulher e Educação, parceiro da AAMoz. Esta apresentação foi feita sob olhar atento dos membros da comunidade local, entre eles, representantes dos conselhos de escola, líderes comunitários e religiosos, matronas de ritos de iniciação, jovens, clubes da rapariga, professores e grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR).
Durante a sessão, a comunidade manifestava-se abertamente sobre o seu posicionamento relativamente a veracidade das actividades realizadas, ali apresentadas.
António Sebastião, da localidade de Lipole, posto administrativo de Muemue, afirmou que este exercício é muito importante para a transparência e desenvolvimento do distrito.
“Estas reuniões ajudam a melhorar os planos de actividades para o desenvolvimento das nossas comunidades. Agora estamos mais satisfeitos pela inclusão nestes encontros. Sentimos que haverá mudanças na comunidade”, disse Sebastião, ponto focal do distrito.
Por sua vez, Amélia Colasso, membro do grupo de Reflect, residente na localidade de Muemue, salientou que o PRRP mostra transparência na prestação de contas.
“Aqui, todos nós já sabemos o que foi feito. Isto mostra envolvimento comunitário. Queremos agradecer por este momento único”, frisou.
Outros membros da comunidade também apresentaram as suas avaliações sobre as actividades realizadas, onde detalharam tanto os pontos positivos quanto as dificuldades enfrentadas ao longo do ano.
Intervindo na ocasião, o Gestor da Prioridade de Governação e Empoderamento Juvenil, António Palate, disse que este processo acontece anualmente e surge para verificar o grau execução das actividades planificadas junto do parceiro implementador (AMME) com olhos postos no futuro.
“Este processo participativo permite identificar o que correu bem e o que precisa ser melhorado, para garantir que as acções planeadas estejam alinhadas com as necessidades e expectativas dos beneficiários”, explicou o gestor, acrescentado que o PRRP assegura que os recursos sejam utilizados de maneira eficaz e sustentável para o desenvolvimento local.
Importa referir que eventos similares foram realizados em outros distritos, como Alto Molócuè e Mocuba na província da Zambézia e Manhiça, na província de Maputo.