𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐄𝐑Á𝐓𝐈 𝐄𝐍𝐂𝐎𝐑𝐀𝐉𝐀 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐓𝐈𝐕𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐅𝐎𝐑𝐓𝐀𝐋𝐄𝐂𝐄𝐑 𝐀 𝐑𝐄𝐒𝐈𝐋𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎𝐒 𝐉𝐎𝐕𝐄𝐍𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐎 𝐄𝐗𝐓𝐑𝐄𝐌𝐈𝐒𝐌𝐎
PREVENÇÃO DO EXTREMISMO VIOLENTO
O administrador de Eráti, Manuel Manussa, expressou o seu apoio às iniciativas da Associação ActionAid Moçambique no âmbito do projecto Prevenção Contra o Extremismo Violento (PVE), que visa desencorajar ideologias extremistas e o aliciamento de jovens para comportamentos negativos.
Manuel Manussa destacou a importância do "desenvolvimento sustentável dos jovens como parte da solução para prevenir o aliciamento por extremismo".
O administrador fez estas declarações durante um encontro de cortesia realizado nesta segunda-feira (24/07), no âmbito da visita de monitoria liderada pela oficial do projecto, Nádia Mahesso, com o objectivo de avaliar a implementação das actividades do projecto PVE.
Nádia Mahesso aproveitou a ocasião para fazer lobby junto ao governo para a realização do observatório de desenvolvimento e conselhos consultivos com objectivo de garantir o envolvimento dos jovens nos processos de tomada de decisão e inclusão das suas prioridades nos programas governamentais.
A oficial explicou que o projecto PVE faz parte do Programa de Apoio aos Jovens na Abordagem da Radicalização e Prevenção/Combate ao Extremismo Violento, financiado pelo Fundo Global de Resiliência e Envolvimento Comunitário (GCERF) através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).
O projecto visa promover o aumento sustentável da renda por meio de autoemprego e empreendedorismo, facilitar o acesso ao crédito e empoderar os jovens para expressarem as suas opiniões e participarem activamente na tomada de decisões locais. Além disso, pretende aumentar a confiança e a tolerância entre os jovens, promovendo a resolução de conflitos de maneira não violenta.
Refira-se que as actividades do projecto estão a ser implementadas nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula.