TRANSFORMANDO VIDAS: CONHEÇA A HISTÓRIA DE LÍDIA, MALEMBE LÍDER DO CÍRCULO DE REFLECT DE MEREHIUA
Além das aulas de alfabetização, Lídia é uma das líderes do grupo de Poupança e Crédito Rotativo (PCR), uma iniciativa que permite às mulheres economizar e investir em pequenos negócios.
Em Moçambique, a alfabetização de adultos é uma prioridade fundamental para promover o desenvolvimento comunitário e a igualdade de oportunidades. Como parte da educação, permite a aquisição de conhecimento e o acesso a outros direitos e serviços.
Infelizmente, o sector da educação enfrenta grandes desafios e a prioridade está em: (i) reduzir o nível de analfabetismo; (ii) aumentar a segurança, adaptabilidade e reduzir as desistências na escola (iii) aumentar a disponibilidade, acesso e inclusão; (iv) melhorar os métodos de ensino e aprendizagem; e (v) aumentar o financiamento ao sector para dar resposta adequada aos problemas de expansão da rede escolar e melhoria da qualidade de ensino em todas as suas dimensões.
Nesse contexto, a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) estabeleceu os Círculos de Reflect (CR), uma metodologia inovadora, adoptada pela organização, baseada na filosofia política do brasileiro e do educador Paulo Freire que é, na verdade, um instrumento de educação de adultos que visa não só ensinar a ler e a escrever, mas também a analisar o contexto, problemas locais e buscar soluções sobre problemáticas, como por exemplo, a Violência Baseada no Género (VBG) e uniões prematuras.
Na comunidade de Merehiua, distrito de Namarrói, província da Zambézia, foi estabelecido um Círculo de Reflect que está a transformar vidas. Várias mulheres viram suas vidas melhorar, graças a intervenção da AAMoz através dos seus parceiros.
Lídia Malembe, facilitadora do círculo, lidera o grupo de 32 participantes, composto na sua maioria por mulheres. A sua maior felicidade é ensinar outras mulheres que não tiveram a oportunidade de ler e escrever no passado.
“Antes, muitos adultos não conseguiam escrever, mas hoje, graças às aulas, eles conseguem expressar-se através da escrita”, afirmou Lídia com orgulho, depois de falar do impacto positivo do CR na vida de cada uma das participantes.
Numa das sessões que acompanhamos, onde todas as participantes estavam atentas, visivelmente motivadas, a absorver cada palavra, Lídia explicava de forma simples, os conceitos de igualdade de género e equidade de género, temas que têm um grande papel na transformação das normas culturais locais.
“A igualdade de género é a base para uma comunidade mais justa e próspera”, explicou Lídia, tendo acrescentado que há necessidade de educar as mulheres e raparigas sobre os seus direitos e promover um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas.
Apesar dos desafios existentes, a resiliência do grupo é evidente. "Estamos sempre à procura de soluções para superar todos os desafios, porque acreditamos que a educação é a chave para o nosso futuro”, sublinhou Lídia.
Além das aulas de alfabetização, Lídia é uma das líderes do grupo de Poupança e Crédito Rotativo (PCR), uma iniciativa que permite às mulheres economizar e investir em pequenos negócios.
Com o valor acumulado, as mulheres conseguem abrir pequenos negócios, como venda de produtos alimentares básicos e vestuário, que ajudam no sustento das suas famílias.
Lídia tem um sonho: um futuro onde as mulheres de Merehiua possam tomar decisões informadas e liderar as suas vidas com dignidade e autossuficiência.
Assim como Lídia Malembe, existem muitas mulheres espalhadas pelo país, comprometidas com o desenvolvimento de suas comunidades, rumo a um mundo livre de violência, desigualdade e qualquer tipo de opressão.