Skip to main content

CURSOS DE CORTE E COSTURA TRAZEM ESPERANÇA AO DISTRITO DE ALTO MOLÓCUÈ

ACJPD

CURSOS DE CORTE E COSTURA TRAZEM ESPERANÇA AO DISTRITO DE ALTO MOLÓCUÈ

Terminou recentemente no distrito de Alto Molócuè, província da Zambézia, o curso de corte e costura ministrado pela Associação Centro Juvenil Padre Dehon (ACJPD), com o apoio da Associação ActionAid Moçambique (AAMoz).

Trata-se de uma iniciativa que juntou 15 formandos, dos quais 12 mulheres e 3 homens, para uma capacitação voltada para o autosustento e o empoderamento da comunidade.

A acção tinha entre outros objectivos oferecer oportunidades para raparigas e rapazes que enfrentam desafios económicos e educacionais naquele ponto do país.

Natália Sauasaua, faz parte dos formandos, terminou o ensino médio sem conseguir ingressar na universidade, referiu que o curso foi muito importante na sua vida.

“Gostei muito da oportunidade e espero que continuem a apoiar-nos sempre. Com este curso, terei pão em casa”, disse, sorridente.

Argentina Diamantino, também uma das participantes, agradeceu por fazer parte da iniciativa e solicitou mais apoio.

"Agradeço ao Centro Juvenil Padre Dehon e a ActionAid pelo apoio. Contudo, precisamos de mais ajuda com máquinas de corte e costura para continuarmos com esta actividade”, frisou.

Serafina António, uma das formandas, não escondeu a sua total satisfação e expressou a sua alegria pela oportunidade.

"Antes, não tinha nada a fazer, só ficava em casa. Já tinha feito a 12ª classe, e esta oportunidade veio no momento certo. Agora posso ganhar dinheiro", explicou.

Entre os homens capacitados está Germano Rosário, que incentivou, na ocasião, outros jovens do seu distrito a participarem deste tipo de iniciativas.

"Gostaria de agradecer pela oportunidade. Estas iniciativas são sempre bem-vindas. Aconselho aos jovens que estão em casa a virem fazer o curso”, apelou.

Durante as aulas, os formandos aprenderam a confeccionar diversas peças, como vestidos, saias e blusas, o que demonstrou um grande empenho e talento.

Durante a cerimónia de encerramento, padre Carlitos, responsável pelo centro, felicitou os formandos pelo esforço e ressaltou a importância de realizar iniciativas como esta, para combater o desemprego nas camadas mais jovens.

"Entre os formandos estão jovens que terminaram o nível médio e, por falta de oportunidades, optaram por vir ao centro. É responsabilidade de todos nós cuidarmos destas raparigas e rapazes", defendeu o padre.

Para além do curso de corte e costura, a ACJPD iniciou, na última quinta-feira (5), um novo projecto para a reabilitação de carteiras escolares. A ideia é recolher carteiras danificadas nas escolas do distrito e repará-las com a ajuda de técnicos especializados e raparigas do centro que serão capacitadas em carpintaria.

Importa referir que o distrito de Alto Molócuè faz parte dos Programas Locais de Desenvolvimento (PLD), uma abordagem operacional da AAMoz  para implementar as suas actividades nas comunidades. A organização concentra os seus esforços nesses locais, para promover mudanças sustentáveis e transformar vidas.