𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐂𝐀𝐍𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀𝐕𝐀𝐍Ç𝐎𝐒 𝐍𝐀 𝐏𝐑𝐄𝐕𝐄𝐍ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐕𝐈𝐎𝐋Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐄 𝐆É𝐍𝐄𝐑𝐎

Protecção aos Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras
Espaços Seguros cada vez mais equipados para prevenir a Violência Baseada no género (VBG) após receber um reforço de máquinas de costura para garantir habilidades para vida das mulheres e raparigas deslocadas e das comunidades acolhedoras, um cacifo para organização e armazenamento de documentos, o Espaço Seguro de Corrane recebeu uma bicicleta para garantir melhor gestão de casos, bem como material de recreação destinado às raparigas da iniciativa Girl Shine (Menina Brilha).
A iniciativa faz parte do projecto Protecção aos Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras, implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com financiamento da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
A entrega do material decorreu durante um encontro de celebração do Dia da Mulher Moçambicana e contou com a presença da Directora Executiva da AAMoz, Violeta Bila, que na ocasião desafiou as mulheres a continuarem a lutar pelos seus direitos e contra a VBG, para que as comunidades sejam um Espaço Seguro para todos, especialmente para mulheres e raparigas.
“Precisamos de continuar a construir comunidades seguras, onde meninas e mulheres possam crescer livres de medo, com acesso a oportunidades, respeito e protecção. A disponibilização de máquinas de costura, sessões de reflect, mostra o nosso investimento contínuo nas mulheres e raparigas”, disse.
Durante o evento que contou com a presença da Direcção Provincial de Género, Criança e Acção Social de Nampula (DPGCAS), do Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) e de líderes comunitários, as mulheres e raparigas partilharam as aprendizagens e experiências adquiridas no Espaço Seguro.
"Aqui no Espaço Seguro, aprendemos sobre os nossos direitos e onde denunciar em caso de violação. Diferente de antes do projecto, agora já conhecemos vários mecanismos de denúncia, como a linha verde 1458 e as caixas de reclamação", referiu Julieta Vicente.
A declaração foi feita após uma série de demonstrações realizadas pelas mulheres, incluindo a partilha de mensagens de protecção, partilha de mecanismos de denúncia e apoio jurídico, preparação de papa enriquecida para o combate à desnutrição, apresentação de peças produzidas nas actividades de costura e uma sessão de alfabetização, onde as participantes aprendem a ler, escrever e contar.
De referir que, para além das celebrações do Dia da Mulher, o evento incluiu avaliação das acções implementadas pela AAMoz em Corrane, no distrito de Meconta na província de Nampula, com foco na medição dos impactos e na identificação de novas oportunidades de melhoria no projecto de Protecção aos Deslocados Internos e Comunidades Acolhedoras, implementado pela AAMoz com fundos do ACNUR.